Sábado, 20 de Abril de 2019


COLUNISTAS Quarta-feira, 10 de Abril de 2019, 13h:40 - A | A

PAOLA LISBÔA

facebook TWITTER PRINTER gplus

Disbiose intestinal

A maioria das doenças começa no instestino

A Bronca Popular/Divulgação

Você sabia que nosso intestino determina grande parte das nossas emoções? A saúde do cérebro e de todo nosso corpo depende diretamente da suade intestinal.

Doenças como depressão, ansiedade, pânico, autismo, obesidade, enxaqueca, alterações imunológicas e na tireoide, intolerâncias alimentares, começam a serem tratadas no intestino.

É o único órgão capaz desempenhar funções independentes do sistema nervoso central, ele fabrica mais de 30 neurotransmissores, todos eles são indispensáveis para digestão, também concentra 80% da imunidade do corpo. A serotonina, também conhecida como hormônio do bem estar é produzida 90% no intestino, somente 10% é fabricada no cérebro.

Diarreia e prisão de ventre pode ser sinais de intestino doente

Os alimentos devem percorrer o sistema digestivo a uma velocidade metabólica ideal, para que os alimentos e o bolo fecal não fiquem retidos (em qualquer parte do seu trajeto) mais do que o tempo necessário, este deslocamento é comandado pelos neurônios entéricos (intestinais).

Qualquer alteração física ou mental se reflete na aceleração ou desaceleração dos movimentos peristálticos, conhecido como diarreia ou constipação (prisão de ventre), esses distúrbios em longo prazo,  geram grandes consequências, como por exemplo:

> Diarreia

> Má digestão

> Gases

> Distensão abdominal

> Prisão de ventre

> Intoxicação do organismo e congestão hepática

> Humor descontrolado

> Ressecamento e acúmulo de fezes nas paredes intestinal.

Todas essas alterações são a chamada disbiose intestinal. No nosso intestino existem mais bactérias que no corpo humano inteiro, temos boas bactérias não patogênicas e bactérias ruins, patogênicas. Na disbiose temos um desequilíbrio dessas bactérias, ou seja, temos mais bactérias patogênicas, que podem levar a doenças e alterações em todo nosso organismo. A disbiose é causada pela má alimentação, poluição, alto consumo de produtos industrializados, álcool, açúcares refinados, entre outros.

Para finalizar, sua saúde intestinal é importante para sua saúde como um todo.

Paola Lisbôa é palestrante e nutricionista clínica funcional no Rio de Janeiro (CRN-4: 15 100 233) e colaboradora de A Bronca Popular  

Imprimir




image
image
image
image


(65) 99978.4480

abroncapopular@gmail.com

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT