Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

BLOG Domingo, 29 de Junho de 2025, 09:06 - A | A

29 de Junho de 2025, 09h:06 - A | A

BLOG / ESBÓRNIA COM DINHEIRO PÚBLICO

Congresso derruba IOF dos ricos, mas quer mais deputados pagos pelo povo

Enquanto rejeitam tributar milionários, parlamentares criam novas despesas com aumento de cadeiras na Câmara

Da Redação
Blog Edição MT



A falácia do "combate ao aumento de impostos" foi novamente usada como escudo por deputados federais e senadores para proteger os mais ricos.

Sob esse pretexto, o Congresso derrubou a reoneração do IOF, imposto que incide sobre operações financeiras e que seria pago, majoritariamente, por grandes empresas e pessoas de alta renda.

Não satisfeitos em blindar os milionários, os mesmos parlamentares aprovaram o aumento no número de deputados federais, de 513 para 531, elevando ainda mais o custo do Legislativo para o contribuinte.

Se a preocupação fosse genuinamente com os gastos públicos, por que inflar a estrutura da Câmara? Por que não cortar privilégios, penduricalhos, supersalários e, sobretudo, as bilionárias emendas parlamentares?

Pergunte a qualquer congressista se abriria mão das emendas de relator, mecanismo obscuro que serve mais ao clientelismo eleitoral do que ao interesse público.

A hipocrisia é evidente: gritam contra tributos quando atingem os que lucram milhões, mas silenciam quando a fatura é empurrada para o povo. O resultado é um Congresso cada vez mais caro, menos eficiente e escandalosamente distante das reais necessidades da população brasileira.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT