Mario Andreazza
Repórter MT
Um ladrão de carro morreu e quatro foram presos durante perseguição com troca de tiros durante a tarde desse sábado (07) nas proximidades do posto de combustível Trevisan, BR-364, sentido Várzea Grande.
Um policial militar, do Grupo de Apoio (GAP), sofreu uma lesão no cotovelo após tentativa de atropelamento de um dos bandidos, quando perdeu o controle da direção da motocicleta que conduzia e bateu contra um barranco. O soldado foi encaminhado para cuidados médicos no Pronto-Socorro do município.
De acordo com a ocorrência, o 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), por volta das 15h, recebeu informação de que um comboio de carros roubados e furtados de Sorriso (420 km da Capital) e estavam a caminho de Várzea Grande.
O gerente e o funcionário de um lava-jato em Sorriso estariam envolvidos com o bando e seriam responsáveis pelo furto de duas caminhonetes.
Os veículos foram identificados como uma Toyota Hilux branca, uma Chevrolet S10, uma terceira caminhonete prata, modelo não identificado, e um Chevrolet Cruze. Todos com boletim de ocorrência registrado com queixa de roubo ou furto.
Diante da informação, os militares pediram apoio das forças especiais Gap e Força Tática.
Os militares identificaram a S10 e o Cruze em alta velocidade pela rodovia, quando seguiram atrás na tentativa de abordar os veículos, com o giroflex ligado, dando ordem de parada.
Os bandidos desobedeceram e, nesse momento, a perseguição começou.
Nas proximidades do Posto Trevisan, os veículos roubados viraram para uma estrada de terra, momento em que o motorista da S10 tentou atropelar o motociclista do GAP.
Encurralados, três bandidos desceram da S10, dois com armas nas mãos, abandonaram a caminhonete, quando um deles atirou contra os policiais enquanto o trio tentava fugir a pé por um matagal. Os militares responderam ao tiro e dispararam contra os criminosos, que correram.
Os policiais fizeram um cerco na região de mata e durante buscas, pouco à frente, encontraram um dos ladrões caído, atingido por um tiro no peito portando um simulacro de pistola (arma de fogo de brinquedo).
O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) foi acionado no local para prestar socorro ao bandido, que foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Cuiabá, porém, não resistiu e morreu na unidade de saúde.
Em continuação às buscas, mais a frente, tentando sair do meio do mato, o motorista da S10 foi detido. O atirador do bando não foi encontrado.
Ainda em buscas pela região, o Cruze foi localizado, os bandidos seguindo a mesma tática dos comparsas da S10, abandonaram o carro na estrada e tentaram fugir a pé por outra região de mata, mas foram cercados. Tentaram reagir à prisão e os policiais precisaram usar de força física para algemar os criminosos.
Não foram encontradas as outras caminhonetes que estariam acompanhando o Cruze e a S10.
Os bandidos, sendo três homens e uma mulher, foram encaminhados à Delegacia Central de Flagrantes, onde a ocorrência foi registrada por crime de furto, receptação, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio e ficaram detidos à disposição da Justiça.
A S10 e o Cruze foram apreendidos e entregues no pátio da delegacia.