Sábado, 13 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 15 de Junho de 2021, 16:22 - A | A

15 de Junho de 2021, 16h:22 - A | A

POLÍTICA / INFRAESTRUTURA

Cidinho anuncia agenda de Tarcísio de Freitas com Mendes

Edésio Adorno
Tangará da Serra



O empresário, ex-senador e mais novo filiado ao PSL, Cidinho Santos, informou, na manhã desta terça-feira, durante entrevista à Radio Capital, que está organizando uma agenda do ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas com o governador Mauro Mendes, provavelmente, para o próximo dia 25 de junho.  

Segundo adiantou Santos, Tarcísio virá a MT para assinar a ordem de serviço de construção do anel viário de Cuiabá, que é uma obra que está sendo executada pelo ministério da Infraestrutura, por meio do DNIT, em parceria com o Governo do Estado.  

Cidinho comentou ainda sobre as ferrovias anunciadas para acelerar o desenvolvimento de Mato Grosso e permitir o escoamento da produção agrícola do estado.  

As obras da  Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), com 383 Km de extensão, cujo traçado começa em Mara Rosa/GO e se estende até Água Boa/MT e, futuramente, até Vilhena/RO, serão lançadas até o mês julho, no mais tardar, até agosto, segundo revelou Cidinho.  

Para os trilhos da Rumo chegar a Cuiabá e avançar até Lucas do Rio Verde depende de aprovação pelo senado do Marco Regulatório do setor ferroviário do Brasil. O projeto de Lei está empacado a espera de deliberação. Cidinho adiantou ainda que a Rumo tenta monopolizar o transporte ferroviário e com isso manter o preço do frete sob seu controle.  

CIDINHO E TARCISIO.jpg

 

A Ferrogrão, que vai permitir o escoamento da produção da região norte de MT para os portos de Miritituba e contrabalancear o preço do frete, não pode ser iniciada porque o ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu as obras enquanto não regularizar algumas pendencias alegadas pelo MPF e ONGS contrárias ao desenvolvimento de MT  

Cidinho fez questão de enfatizar que o ministro Tarcísio é empolgado com Mato Grosso e dispensa atenção especial na infraestrutura do estado.  

Sobre a rodovia BR-174, que vai de Castanheira a Colniza, Cidinho declarou que as licenças ambientais estão em andamento e que o governador Mauro Mendes conversou com o ministro Tarcísio para agilizar essa obra, uma vez que tem inclusive recurso em conta para iniciar essas obras. “As ordens de serviço logo serão expedidas, existem cinco lotes, sendo que quatro já foram licitados”, afirmou.

“Temos a BR-242, que depende de licenciamento ambiental, mas que esforços estão sendo mantidos para agilizar essa rodovia, que é de grande importância para o estado”, disse Santos.  

Cidinho Santos argumentou ainda que a BR-163 deve ser retirada do controle da Rota do Oeste e repassada para outra empresa que tenha capacidade financeira para executar as obras de duplicação, conforme consta no contrato de concessão.

Tarcísio está trabalhando forte nesse sentido. Ele é empolgado com Mato Grosso. Em breve, teremos boas notícias sobre o setor de infraestrutura”, concluiu

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT