Da Redação

Uma nova envasadora de gás GLP, o gás de cozinha, deve ser implantada no Distrito Industrial e isso já está movimentando o mercado interno, com a pressão contra essa nova estrutura. O motivo é que a envasadora será do MT Gás, autarquia do Governo de Mato Grosso, e deve baratear o custo do gás de cozinha para o cidadão.
Um estudo de viabilidade já está em andamento e o gás GLP virá por meio do contrato firmado entre o Governo de Mato Grosso e o Governo da Bolívia.
A expectativa, de acordo com as análises preliminares, é que o valor tenha uma redução direta de até R$ 22 no preço final do produto. Essa redução fere a interesses de grupos empresariais, principalmente que monopolizam o setor em Mato Grosso e outros estados do centro-oeste, como Mato Grosso. Nos dois Estados, a principal empresa revendedora de gás de cozinha é a Copagaz. O fato já gerou pressão para que o Governo desista dessa iniciativa.
Uma fonte ligada ao MT Gás informou que essa possibilidade não existe dentro do Governo. Ela disse ainda que outro projeto do governo que está em estudo, que é do gás social, também tem sido alvo de pressão, tudo para que essa rede de gás de cozinha não perca o seu lucro. Nesse projeto, os beneficiados em projeto sociais poderão comprar o botijão diretamente na revendedora do MT Gás com um preço abaixo do mercado.
Outra investida pesada do grupo econômico, que detém a concessão da afiliada da Rede Globo no Estado com a TVCA, é para que a lei estadual que permite que o botijão de uma determinada empresa possa ser utilizado por outra, não seja colocada em prática. Com essa lei, o consumidor final poderá escolher aonde abastecer o seu botijão, não ficando atrelado a uma determinada marca. Inclusive, já existe uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal, que permite isso.
Reuniões no Palácio Paiaguás e agendas em outras secretarias já foram realizadas por esse grupo econômico, na tentativa de fazer com que o governo desistisse dessa medida. Contudo, com as inúmeras negativas e com as pressões não surtindo resultados, agora um dos grupos empresariais começa a utilizar sua rede de televisão com investidas contra o próprio governo, na tentativa de utilizar seu poderio para modificar a decisão.
Pércio Raul 09/08/2021
Ótimo tentar... Mas será que vai surtir efeito?.. outra coisa que se pergunta, só quem cozinha são os pobres?...não entendi, pela lógica e experiência de vida, alguém vai pagar essa conta. Será que todos nesse minúsculo país, tem que sobreviver na linha da pobreza?... Ou pobreza extrema?... Será que todos tem que viver a sombra de uma Administração que espera tratar todos como massa de manobra?... Onde está a dignidade disso?.. onde está a justiça?.... Digo a justiça nesse caso isolado, não aquela pseudo justiça que impõe, não representa nada nem ninguém. Uma pena mesmo esse país. Todos tem que morrer para ter acesso ao que pagam. " No país do tudo posso, eu faço oque quero?"... Reflitamos sobre isso...
Denilson ALVES moreira 09/08/2021
PARABÉNS PELA INICIATIVA DO GOVERNO... MUITO BOM.... SO JAO GOSTEI DELE TAXAR O SOL..... MAS MUITO BOM O QUE LE ESTA FAZENDO O GRUPO ZARAM QUER SO BRA ELES ACABOU A FESTA..
Arilson 09/08/2021
Parabéns ao governo, pois com o monopólio da copagaz, MT é considerado como um dos mais alto valor do Brasil, com a chegada da concorrência, irá baratear, chega ser uma vergonhas, pois tem uma envasadora dentro da capital, só não se pode deixar vender como o prefeito de Cuiabá, pois só pensa em dinheiro e favorece a classe empresarial, deixando os menos favorecidos de lado.
Wallison Angelino Pereira 08/08/2021
Parabéns pro Governo Lula que doou a Refinaria pra Bolívia, agora nós compramos Gás (caro) deles...
Daniel Isidio Da Silva 07/08/2021
Ótima iniciativa do Governo Estadual,o que é bom para Mato Grosso temos que aplaudir e o que for ruim para o Estado, não deixaremos de falar tbm. " E a Globo que vá cuidar das novelas dela, deixa o homem trabalhar gente não vão fazer como a Globo Lixo Nacional, ou vão
Rosana Danette Goulart 07/08/2021
O governo não pode se deixar levar por esse grupo,o governo tem que pensar na população!
Luiz Carlos Garcia de Almeida 07/08/2021
O governo não pode se deixar intimidar com esse povo
7 comentários