Domingo, 14 de Julho de 2024

POLÍTICA Domingo, 07 de Julho de 2024, 17:06 - A | A

07 de Julho de 2024, 17h:06 - A | A

POLÍTICA / CAOS CONTÁBIL E FINANCEIRO

Nova Xavantina tem nota zero no Tesouro Nacional

Município recebe nota zero na CAPAG / Tesouro Nacional e ocupa última posição no Ranking Nacional de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Da Redação
A Bronca Popular



O Tesouro Nacional Transparente (TN) disponibiliza dados atualizados sobre a saúde financeira dos municípios e estados, resumidos na Capag (Capacidade de Pagamento).

O TN apresenta também o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e o prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para entes da Federação.

As informações sobre Nova Xavantina revelam que o município enfrenta um grave e perturbante desarranjo contábil e financeiro.

Se a legislação permitisse, o município já deveria ter entrado com pedido de recuperação judicial devido ao descalabro nas contas da prefeitura.

A nota do município na Capag é “ND”, o que equivale a um rechonchudo zero.

A nota tem uma explicação fornecida pelo Tesouro Nacional: “caso os entes não alimentem as informações utilizadas para a estimativa da Capag em tempo hábil no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - Siconfi, aos mesmos é atribuída a nota ‘n.d.’ (não disponível)”.

No Ranking da Qualidade da Informação, Nova Xavantina aparece na lanterna, ocupando a 96ª posição.

O próximo prefeito terá grande dificuldade para arrumar a casa, colocar em ordem a gestão fiscal e contábil da prefeitura e controlar as finanças desequilibradas e não transparentes do município.

NX CAPAG.jpg

 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT