Da Redação
A Bronca Popular
O governador Mauro Mendes (UB) deu uma pausa na campanha eleitoral, na manhã desta quinta-feira, para inspecionar as obras de conclusão do Hospital Central, em Cuiabá, que estavam paralisadas há mais de 35 anos por suspeita de corrupção.
A obra
A obra do Hospital Central, localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá, começou em 1985, mas foi paralisada após indícios de desvio de dinheiro público. Atualmente, o local encontra-se abandonado.
Conforme o novo projeto apresentado, a unidade terá, aproximadamente, 32 mil metros quadrados de área total construída, sendo 9 mil da estrutura antiga e 23 mil de ampliação.
O recurso para a reforma deve ser proveniente das ações de combate à corrupção, realizadas pelo Ministério Público do Estado (MPE).
O projeto diz ainda que o hospital terá nove salas cirúrgicas e 290 leitos, sendo 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 36 destinados à Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 21 ao Pronto Atendimento, 44 à retaguarda e os outros 129 leitos para a enfermaria.
As especialidades previstas para o hospital são: Cardiologia, Neurologia, Vascular, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Infectologia e Cirurgia Geral.
O valor total da obra está avaliado em R$ 162 milhões e, até o momento, já foram investidos cerca de R$78 milhões na execução do novo projeto, aproveitando a estrutura da obra que ficou paralisada por 34 anos.