Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022, 16:21 - A | A

Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022, 16h:21 - A | A

CALAMIDADE NA SAÚDE

Justiça castra poder de Pinheiro e determina intervenção na saúde de Cuiabá

Da Redação
A Bronca Popular

O desembargador Orlando de Almeida Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acatou pedido do procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges, pra decretar, nesta quarta-feira, intervenção administrativa na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.  

O pedido de Borges foi lançado com base em robusto acervo probatório que mostra a situação de absoluta calamidade pela qual passa a saúde cuiabana, com risco iminente de mortes por falta de atendimento. O atraso salarial de médicos, enfermeiros e terceirizados também fez parte da exposição de motivos do chefe do MPE.  

Paulo Araújo  

O deputado Paulo Araújo (PP) também pediu que a Corte de Justiça tivesse sensibilidade ao apreciar o pleito da PGJ e fosse levado em conta que o caos na saúde de Cuiabá prejudica pessoas de praticamente todos os municípios, que buscam na Capital serviços de media e alta complexidade.  

A deputada Janaína Riva (MDB) também se manifestou favorável à intervenção do governo do estado na saúde, além de outros parlamentares.

Na Câmara de Cuiabá, os vereadores de oposição à gestão claudicante do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), liderados pelo vereador Demilson Nogueira (PP) produziram um documento de apoio ao chefe do MPE com pedido de intervenção ao governador Mauro Mendes (UB).

O magistrado determinou a intimação de Mendes para providenciar com urgência “o decreto previsto no art. 189, § 1º, da Constituição do Estado de Mato Grosso, atendendo em especial o requisito mencionado na alínea c, tendo em vista que o interventor substituirá o Prefeito Municipal de Cuiabá, exclusivamente na área da saúde, e administrará referida pasta durante o período de intervenção, visando restabelecer a normalidade”, diz trecho da decisão.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT