Da Redação
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, recebeu a comenda “Homens do Mato”, mais alta honraria da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A medalha foi entregue nesta segunda-feira (19), quando as instituições também firmaram parceria educacional.
“Eu estou muito feliz e honrado. Ofereço esta comenda também aos demais conselheiros do Tribunal de Contas, que me ajudaram a conquistá-la, além da minha família. Agradeço muito à Polícia Militar, por quem tenho a maior admiração e é uma instituição respeitadíssima”, disse o presidente.
Na ocasião, Novelli assinou termo de cooperação entre a Escola Superior de Contas e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (PMMT/Esfap), fortalecendo a rede educacional formada pela Corte de Contas com diversas instituições. “Com este trabalho integrado vamos melhorar a qualidade dos serviços para a população mato-grossense.”
Para o titular da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), Alexandre Bustamante, a parceria representa avanço para a gestão pública, uma vez que resultará em capacitação para os profissionais do setor em assuntos como gestão pública, licitações, controle externo, auditorias etc.
“A legislação muda com muita dinâmica e é importante que o nosso pessoal esteja atualizado sobre estas alterações. Com essa aproximação, o Tribunal de Contas vai demonstrar a importância da área meio para a instituição, trazendo nível de excelência para estas operações que visam atender cada vez melhor o cidadão”, declarou.
O comandante da PMMT, coronel Alexandre Mendes, explicou que a medalha contempla aqueles que prestam ou prestaram relevantes serviços à comunidade mato-grossense e salientou a importância da parceria firmada entre as Escolas.
“É uma entrega muito significativa e que abre as portas do Tribunal de Contas para que nós possamos realizar cursos voltados à esta área temática. Precisamos de capacitações voltadas à área meio e o TCE vai nos ajudar imensamente com isso”, avaliou Mendes.
Durante a reunião, o presidente também recebeu uma medalha de gratidão, que foi entregue ainda aos conselheiros Sérgio Ricardo e Waldir Teis, ao procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Alencar, e ao auditor substituto de conselheiro, Luiz Carlos Pereira.
Na oportunidade, Alencar agradeceu a honraria e destacou o potencial da união entre as instituições. “A PM é uma instituição com credibilidade formidável e tem profissionais capacitados para falar sobre segurança institucional e do patrimônio público. Da mesma forma, o TCE tem credibilidade e experiência na gestão pública”, concluiu.