Da Redação
A Bronca Popular
Pecuaristas e suinocultores fecham 2022 com prejuízo no bolso. Retração no mercado interno devido à perda do poder compra do consumidor, alta nos insumos, entre outros fatores, fizeram com essas atividades operassem durante praticamente todo o ano no vermelho.

Diferente desses setores castigados pela crise, a avicultura conseguiu driblar os obstáculos que surgiram com a pandemia da covid-19 e se tornaram mais desafiadores com a deflagração da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as projeções do setor para produção, exportações e consumo de carne de frango em 2023 são animadoras. A entidade projeta para o próximo ano aumento de até 5% na produção, podendo a produção chegar a 15 milhões de toneladas.
Para debater as nuances e perspectivas da avicultura em Tangará da Serra, a secretaria de Agricultura do município, em parceria com a Associação dos Avicultores de Tangará da Serra (AVITAN) e a Agroexperts (empresa voltada para eventos do agronegócio) do Estado de São Paulo, realizou a 1º Feira de Negócios voltada para o setor da avicultura de corte.
Durante o evento foi destacado que a cadeia da avicultura depende de investimentos em tecnologia, mão de obra qualificada, expansão do mercado interno. Os avicultores que trabalham no sistema integrado com frigoríficos reclamam da baixa rentabilidade.

A Carne de Frango continua sendo um dos produtos mais exportados pelo Brasil.
“De janeiro a julho, já foram mais de 2,8 milhões de toneladas de carne de frango exportadas e US$ 5,6 bilhões gerados em receita, número 33,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado”, informa a página Serviços e Informações do Governo Federal.
O prefeito Vander Masson (UB) participou do evento. Durante sua fala, ele defendeu mais apoio ao setor e enfatizou que a secretaria de Agricultura é uma forte aliada da avicultura, bem como de outras cadeias produtivas. “Um encontro muito importante, tendo em vista que o setor da avicultura gera em nosso município cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, contribui com a arrecadação de impostos e com o aquecimento do comércio local”, afirmou
Dados
Em Tangará da Serra existem 168 aviários. Diariamente são abatidas cerca de 90 mil aves. Os avicultores planejam para 2024 ampliar o abate para 120 mil aves/dia. (Com Assessoria de Imprensa)