Domingo, 27 de Abril de 2025

SOCIAL Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022, 16:24 - A | A

10 de Novembro de 2022, 16h:24 - A | A

SOCIAL / TANGARÁ DA SERRA

Vander Masson participa da abertura de feira da avicultura e defende investimento no setor

Da Redação
A Bronca Popular



Pecuaristas e suinocultores fecham 2022 com prejuízo no bolso. Retração no mercado interno devido à perda do poder compra do consumidor, alta nos insumos, entre outros fatores, fizeram com essas atividades operassem durante praticamente todo o ano no vermelho.  

feira.jpg

 

Diferente desses setores castigados pela crise, a avicultura conseguiu driblar os obstáculos que surgiram com a pandemia da covid-19 e se tornaram mais desafiadores com a deflagração da guerra da Rússia contra a Ucrânia.  

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as projeções do setor para produção, exportações e consumo de carne de frango em 2023 são animadoras. A entidade projeta para o próximo ano aumento de até 5% na produção, podendo a produção chegar a 15 milhões de toneladas.  

Para debater as nuances e perspectivas da avicultura em Tangará da Serra, a secretaria de Agricultura do município, em parceria com a Associação dos Avicultores de Tangará da Serra (AVITAN) e a Agroexperts (empresa voltada para eventos do agronegócio) do Estado de São Paulo, realizou a 1º Feira de Negócios voltada para o setor da avicultura de corte.  

Durante o evento foi destacado que a cadeia da avicultura depende de investimentos em tecnologia, mão de obra qualificada, expansão do mercado interno. Os avicultores que trabalham no sistema integrado com frigoríficos reclamam da baixa rentabilidade.  

feira 1.jpg

 

A Carne de Frango continua sendo um dos produtos mais exportados pelo Brasil.

“De janeiro a julho, já foram mais de 2,8 milhões de toneladas de carne de frango exportadas e US$ 5,6 bilhões gerados em receita, número 33,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado”, informa a página Serviços e Informações do Governo Federal.

O prefeito Vander Masson (UB) participou do evento. Durante sua fala, ele defendeu mais apoio ao setor e enfatizou que a secretaria de Agricultura é uma forte aliada da avicultura, bem como de outras cadeias produtivas. “Um encontro muito importante, tendo em vista que o setor da avicultura gera em nosso município cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, contribui com a arrecadação de impostos e com o aquecimento do comércio local”, afirmou

Dados

Em Tangará da Serra existem 168 aviários. Diariamente são abatidas cerca de 90 mil aves. Os avicultores planejam para 2024 ampliar o abate para 120 mil aves/dia. (Com Assessoria de Imprensa)

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT