Da Redação
Blog Edição MT
O afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro, pela Justiça de Mato Grosso, causou espanto na cidade de Cuiabá. Não foi o afastamento em si que surpreendeu, mas sim a demora para que isso acontecesse.
Emanuel Pinheiro é um velho conhecido das autoridades judiciais, e sua permanência no cargo era motivo de deboche para a população. Infelizmente, a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso foi revogada por um togado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Emanuel Pinheiro retomou a condução do município de Cuiabá.
Essa situação é uma vergonha para o judiciário e um deboche para a população.
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi afastado do cargo pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) sob a acusação de integrar uma organização criminosa.
Ele é investigado por suspeita de envolvimento em esquemas de desvio na Secretaria Municipal de Saúde.
A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, após pedido do Ministério Público, e determinava o afastamento por 180 dias.
Emanuel Pinheiro já foi afastado anteriormente da função.
Além do prefeito, outros envolvidos também estão sendo investigados, incluindo o ex-secretário de Saúde Célio Rodrigues, o ex-secretário adjunto de Saúde Milton Corrêa e o assessor executivo da Secretaria de Governo, Gilmar Cardoso.
As investigações apontam práticas criminosas relacionadas a desvios de recursos na Secretaria de Saúde, e diversas operações revelaram irregularidades, como a Operação Sangria, Operação Curare, Operação Capistrum, entre outras.