Sábado, 18 de Maio de 2024

CIDADES Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 20:59 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 20h:59 - A | A

NEXA ARIPUANÃ

Mineradora contribui para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores

Nexa tem 1.650 funcionários próprios e terceirizados em sua unidade de Aripuanã.

Da Redação

NEXA TRABALHO.jpg

 

Historicamente, o Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (01), é marcado pela luta por melhores condições de trabalho. Mas, por trás dessa data, também destacam-se relatos de profissionais que cresceram junto com as empresas em que atuam.

Um exemplo é o geólogo Sérgio Oliveira, coordenador de Gestão Social da Nexa em Aripuanã, no Mato Grosso. Há oito anos na cidade, o trabalhador relembra o começo das atividades no município.

"Eu cheguei para implantar os projetos sociais e fazer o relacionamento com a Prefeitura e outros públicos locais. Nessa época, só havia o pessoal da sondagem mineral. Vi de perto as dificuldades logísticas e de infraestrutura do município”, conta. 

Segundo Oliveira, desde 2019, a empresa investe em Aripuanã de forma contínua, implementando programas que impactam positivamente a região.

"Um ponto importante entre os investimentos voluntários é o Programa de Qualificação. Apesar de já termos inaugurado a operação, a iniciativa continua. Estamos preparando as pessoas para trabalhar na mineração, não só na Nexa, mas em qualquer outro canto do Brasil", reforça. 

NEXA TRABALHO 1.jpeg

 

Ao refletir sobre a própria trajetória, Sérgio destaca o crescimento profissional e pessoal proporcionado pela empresa ao longo do tempo. "Vou completar 18 anos no grupo este ano e todo o meu crescimento profissional e pessoal veio junto com o meu trabalho na Nexa", finaliza Oliveira. 

Engenharia Ambiental, Sanitária e de Segurança do Trabalho, Aretuza Nogueira é analista de Meio Ambiente na empresa. Ela também chegou na fase inicial de implantação e acompanhou a construção de toda a infraestrutura, instalação de equipamentos e contratação de pessoal. Há 5 anos em Aripuanã, a trabalhadora foi a primeira contratada para atuar na área de Meio Ambiente na cidade.

"Desde que cheguei, venho contribuindo de forma ativa e colaborativa, engajada nas atividades relacionadas ao cargo exercido, sempre em busca da melhoria contínua", conta. 

A colaboradora destaca o compromisso da empresa com iniciativas sustentáveis, engajamento das comunidades locais e cultura organizacional.

"A Nexa enfrentou muitos desafios desde o começo da unidade em Aripuanã e continua superando-os a cada dia, mostrando-se uma empresa madura, resiliente e comprometida com um mundo sustentável", acrescenta. 

Atualmente, em Aripuanã, 60% da mão de obra da Nexa é composta por profissionais locais.

Nesta unidade, a empresa tem produção anual estimada de 70 mil toneladas de zinco, 24 mil toneladas de chumbo, 4 mil toneladas de cobre e 1,3 milhão de onças de prata.  

Sobre a empresa 

A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. 

Os colaboradores da empresa atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Desde 2017, as ações da Nexa são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. Para mais informações, acesse www.nexaresources.com 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT