Da Redação
Policiais da Delegacia de Araputanga agiram nesta sexta-feira (23.02) para resgatar uma idosa de 81 anos e uma cadela que estavam sofrendo maus-tratos na comunidade das Botas, zona rural do município. Um filho da idosa, de 50 anos, foi detido em flagrante.
O delegado Fabrício Garcia explicou que, após receber uma denúncia anônima e um relatório do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma equipe foi enviada à comunidade, onde encontrou o animal em estado crítico de saúde, desnutrido, fraco e sem acesso a comida ou água. Além disso, o ambiente estava insalubre.
Enquanto isso, o suspeito e a idosa foram localizados em um hotel no centro de Araputanga. A idosa apresentava feridas nos pés sem tratamento e sinais de desnutrição. Equipes do CRAS e da Assistência Social do município a levaram ao hospital e depois a seus familiares.
O suspeito foi detido em flagrante pelos crimes de abandono de pessoa idosa, conforme o artigo 97 do Estatuto do Idoso, e por maus-tratos a animais, de acordo com o artigo 32 da Lei Ambiental. As penas somadas podem chegar a seis anos de prisão.
Após os procedimentos legais, o suspeito será levado à audiência de custódia do Poder Judiciário.