Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

POLÍCIA Segunda-feira, 08 de Abril de 2024, 12:13 - A | A

08 de Abril de 2024, 12h:13 - A | A

POLÍCIA / ABALANÇO ÁTRIA

Violência doméstica resulta em 286 prisões e atendimento a 1.789 vítimas

Polícia Civil realizou ações preventivas e repressivas nas 15 regionais do estado

Da Redação



dedm cba.jpeg

 

Durante o mês de março, a Polícia Civil de Mato Grosso participou ativamente da Operação Nacional Átria, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando combater crimes de violência contra a mulher. No estado, foram instaurados 932 inquéritos para apurar delitos dessa natureza.

Os resultados da operação incluíram a prisão em flagrante de 253 agressores e a detenção de outros 33 por mandados judiciais temporários e preventivos.

Além disso, foram realizadas ações preventivas e repressivas, resultando no atendimento a 1.789 vítimas de violência doméstica em todo o estado.

Entre elas, 12 necessitaram ser resgatadas de suas residências com auxílio policial, enquanto 60 apresentaram lesões corporais e 18 sofreram violência sexual.

Adicionalmente, 780 requereram medidas protetivas de urgência.

Um efetivo de 597 policiais civis atuou nas ações da Operação Átria, que contou com a participação das 15 regionais da Polícia Civil de Mato Grosso.

A recém-criada Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Vulneráveis desempenhou um papel crucial na integração das ações, garantindo uma abordagem eficaz e abrangente.

A operação também promoveu a conscientização e a sensibilização da sociedade civil sobre a importância da denúncia e do apoio às vítimas de violência doméstica.

Ademais, foi marcado pelo primeiro atendimento virtual do Projeto Casa de Eurídice, desenvolvido pela Polícia Civil em homenagem à mãe da primeira-dama do estado, Virginia Mendes.

Este projeto visa oferecer justiça e acolhimento humanizado às vítimas de violência doméstica, ampliando os atendimentos e garantindo proteção integral.

O atendimento virtual do Projeto Casa de Eurídice, conduzido pela equipe multidisciplinar do Plantão de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, funciona ininterruptamente, 24 horas por dia.

Inicialmente implantado em Sorriso, será expandido para outras regiões do estado, proporcionando suporte integral às mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo apoio jurídico, psicológico, assistencial e segurança.

Este projeto representa um marco significativo no enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso, destacado pela delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel. 

 
 
 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT