Da Redação
A Bronca Popular

Fotos: Sintonianews/Ezio Garcia
Neste sábado, 17, e até o próximo dia 24, o projeto ambiental "Rio Limpo Rio Lindo" dará início a uma nova etapa de coleta de resíduos sólidos nas margens do Rio das Mortes.
A ação, que cobre o percurso entre o complexo balneário de Nova Xavantina, no centro da cidade, e 35 km abaixo da ponte que liga Água Boa aos municípios de Nova Nazaré e Cocalinho, no conhecido povoado da antiga balsa, promete reforçar os esforços contínuos do projeto em prol da conservação ambiental.
Devido à reforma do barco Mureré, habitualmente cedido pelo Campus da UNEMAT de Nova Xavantina, a equipe utilizará cinco barcos para cobrir os 350 km de percurso entre ida e volta.
Em ações anteriores, foram coletadas, em média, 1,1 toneladas de resíduos sólidos, principalmente lixo doméstico, ao longo do mesmo trajeto.
Desde sua fundação em 2005, o projeto "Rio Limpo Rio Lindo" já retirou mais de 50 toneladas de lixo do rio.
Além disso, o projeto tem desempenhado um papel crucial na monitorização da qualidade da água consumida pela população e na promoção de campanhas de conscientização ambiental junto às comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.
Essas ações incluem noites culturais, jantares, teatro de fantoches e distribuição de cartilhas educativas.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Nova Xavantina, do Ministério Público local e de várias empresas parceiras.
Reconhecimento durante convenção

Durante a 21ª Convenção Internacional da Sociedade Brasileira de Eubiose, realizada em Nova Xavantina e encerrada no último dia 14, o projeto "Rio Limpo Rio Lindo" foi homenageado com um diploma de Menção Honrosa, entregue pelo presidente da Instituição, Leonardo Faria Jeferson de Souza.
A homenagem reconheceu os serviços prestados ao meio ambiente, ao município e à população local.
O evento reuniu cerca de 300 eubiotas de todo o Brasil entre os dias 9 e 14 de agosto, gerando um impacto positivo no comércio local, especialmente na rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos.
A entrega da homenagem ao projeto ocorreu na noite do dia 10, durante a premiação dos vencedores do V Prêmio Prof. Henrique José de Souza de Literatura.
Esta matéria é baseada em reportagem do site Sintonianews, assinada pelo decano do jornalismo de Nova Xavantina, Ezio Garcia Calanca.