Da Redação
GAZETADIGITAL
Cuiabá liberou a 4ª dose de vacina contra o coronavírus nessa quarta-feira (16). A nova dose é destinada as pessoas com mais de 30 anos. Para receber o imunizante, deve ser respeitado o intervalo mínimo de 4 meses após a terceira dose (dose de reforço).
Conforme a Secretaria de Saúde, todas as unidades básicas de Cuiabá estão aplicando a vacina em adultos. As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 16h30, com exceção das unidades de hora estendida, que aplicam vacina das 7h às 20h (Tijucal, Ilza Picolli, Clínica da Família, Parque Ohara e Cidade Verde). Clique aqui para ver a lista completa das unidades.
Para as mulheres de 30 anos acima, atualmente gestantes ou puérperas, que receberam anteriormente as vacinas CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, devem tomar a quarta dose com Pfizer.
A vacinação foi liberada mesmo sem a determinação do Ministério da Saúde. Atualmente, os municípios têm autonomia na administração da campanha. Então, a secretaria municipal de saúde decidiu abrir a vacinação de reforço por conta da baixa procura dos outros grupos etários pela vacina.
Vacinados com Janssen
Pessoas de até 39 anos (não gestantes ou puérperas) que tomaram a primeira dose de Janssen (dose única) e receberam após 2 meses a primeira dose de reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem tomar mais uma dose após 4 meses também com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.
Pessoas de 40 anos acima (não gestantes ou puérperas) que tomaram a primeira dose de Janssen (dose única) e receberam após 2 meses a primeira dose de reforço com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, devem tomar uma segunda dose de reforço após 4 meses, com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen e novamente após 4 meses devem tomar uma terceira dose de reforço, com qualquer um dos três imunizantes citados.
“De acordo com Nota Técnica do Ministério da Saúde, todos os indivíduos entre 18 e 39 anos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única) devem tomar um segundo reforço e as pessoas acima de 40 anos estão orientados a receber um terceiro reforço, para igualar o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais com imunizantes contra o coronavírus”, explica Valéria de Oliveira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica.
Alerta
Os números no Brasil estão voltando a ser uma preocupação. O Ministério da Saúde enviou uma Nota Técnica a todas as secretarias de saúde alertando sobre os aumentos de casos de Covid devido à subvariante da Ômicron.
Apesar deste aumento não ter sido identificado em Cuiabá, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica enfatizou a importância de se tomar as doses de reforço conforme preconizado pelo Ministério.
“Até o momento, cerca de 50% do público-alvo tomou a terceira dose. Com esta nova variante, essas pessoas que não tomaram a dose de reforço podem estar mais vulneráveis ao vírus.
Por isso pedimos que as pessoas busquem as unidades básicas de saúde para tomar a terceira dose e aqueles que já tomaram há no mínimo 4 meses e tenham a partir de 30 anos tomem a quarta dose.
É importante se manter protegido, para que possamos diminuir ainda mais o raio de ação desse vírus”, concluiu Valéria.