Da Redação
A Bronca Popular
O resultado da eleição presidencial em Mato Grosso foi amplamente favorável ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O capitão alcançou 65,08% da preferência dos eleitores, totalizando 1.216.730 de votos. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 34,92% dos votos, ou seja, 652.786.
Em Aripuanã, município polo do noroeste do estado, o desempenho de Bolsonaro foi ainda mais expressivo.
Jair Bolsonaro recebeu 7.103 votos, o equivalente a 74,98% do total da cidade. Já Lula (PT) foi a escolha de 25,02% dos eleitores e recebeu 2.370 votos. Lideranças bolsonaristas de Aripuanã receberam com espanto, decepção e tristeza o resultado das urnas, que apontou a vitória de Lula.
Inconformados com o resultado do pleito, ativistas de direita no município colocam em dúvida o processo eleitoral.
Manifestações foram realizadas na cidade com o fechamento do comércio e atos de protestos contra a eleição de Lula.
Uma caravana de bolsonaristas residentes em Aripuanã e no distrito de Conselvam, tendo a vereadora de direita Erika da Conselvan como uma das lideranças, partiu, na última terça-feira, rumo a Brasilia para engrossar os protestos nacionais contra o retorno de Lula a presidência da República. "Aripuana e conselvan destino a Brasília na data de 08/11 seguimos lutando pelo nosso Brasil e representando cada um que não conseguiu vir", escreveu a vereador.
Erika Tatsch, mais conhecida como Erka da Conselvan, é militante da direita desde 2018, quando fez dura campanha em defesa da eleição de Bolsonaro. Ela permanece fiel a seus ideiais e continua crítica férrea do PT e de Lula.