Mato Grosso é um dos estados da federação mais conservadores do Brasil. Candidatos de esquerda, com Lula e Dilma, nunca venceram uma eleição na Terra de Rondon. A esquerda também nunca conseguiu governar Cuiabá, nem antes e nem depois da redemocratização. Sua presença da esquerda na Câmara de Vereadores sempre foi diminuta.
Pesquisas indicam amplo favoritismo do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial contra Lula (PT). Nas redes sociais, o universo de eleitores que se declara de direita é impressionante. A esquerda amarga forte rejeição nas ruas e nos ambientes virtuais. Contraditoriamente, em Mato Grosso, onde o predomínio da direita é inquestionável, os chamados conservadores não tiveram força o bastante para lançar um candidato ao governo do estado.
Esse fenômeno social tem uma explicação!
No pleito suplementar para o senado, em 2020, o deputado federal José Medeiros fez vista grossa e ouvido de mercador para a orientação do presidente Jair Bolsonaro de apoio a então candidata coronel Fernanda.
Não apenas Medeiros, o empresário Reinaldo Morais, o rei do porco, também contribuiu para com a erosão da direita. Em contubérnio rebelde, eles entregaram a cadeira de senador ao ruralista Carlos Fávaro (PSD).
Em abril de 2021, antevendo que sua pretensão de disputar o senado pelo Podemos não vingaria, Medeiros procurou seu amigo Odílio Balbinotti e tentou força-lo a entrar na disputa pelo Paiaguás. Claro, para salvar sua pré-candidatura ao senado. Deu com as burras n’água!
Rachada em grupos autofágicos, a direita se definhou e não conseguiu preparar um nome para enfrentar o desafio das urnas. Medeiros dedicou seu mandato a criticar Mauro Mendes. Sua intenção era arruiná-lo politicamente. O tiro saiu pela culatra e o deputado acabou por se tornar o melhor cabo eleitoral de Mendes, que deve vencer o pleito por WO, caso dispute à reeleição.
Sem um candidato expressivo, geneticamente de direita em Mato Grosso, o presidente Jair Bolsonaro deve fazer dobradinha com Mendes. Uma dobradinha avaliada pelo próprio Bolsonaro como boa para MT e para o Brasil.
Se Medeiros e Rei do Porco não tivessem implodido a candidatura de Fernanda ao senado, o cenário atual seria outro.
O próprio Medeiros ou outro elemento da direita poderia disputar o governo. Ele tinha também a oportunidade de tentar retornar ao senado com chances reais de êxito nas urnas. Preferiu, em nome de interesses pessoais, erodir a direita. Mendes agradece!!
JAIR VIEIRA DE ARAÚJO JUNIOR 07/06/2022
O Araguaia está com Ana Paula para o governo ELA ESTA COM BOLSONARO E REPRESENTA A MULHER DE DIREITA PARA GOVERNAR NOSSO ESTADO
Manoel 06/06/2022
Temos uma pré candidata a governadora de MT Ana Paula do partido agir 36 ela é candidata do nosso presidente bolsonaro aqui em MT
Djalma Alves de Almeida 06/06/2022
Temos sim uma pré candidata da extrema direita ao governo de mato grosso MT. Se chama Ana Paula Leiria agir 36 pra governo de mato grosso MT
3 comentários