Da Redação
A obra “Regularização Fundiária em Unidades de Conservação de Uso Sustentável no Estado de Mato Grosso: um modelo para o Brasil”, de autoria do servidor público Édio Marques do Rosário Filho, lotado na Procuradoria Especializada do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), será lançada nesta sexta-feira (16.08), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Essa é a primeira obra do autor, que é o primeiro servidor da história da autarquia a escrever um livro.
Édio utiliza da literatura como jurisconsulto, a história como testemunha dos reflexos e finalidades da regularização fundiária e a lei como argumentos para desmistificar o mito da degradação ambiental em relação ao tema.
No livro, o autor mostra que a regularização fundiária é fator decisivo para o desenvolvimento sustentável e efetivação de garantias constitucionais, como a dignidade da pessoa humana, livre exercício da profissão do homem do campo e do direito à propriedade.
O presidente do Intermat, Francisco Serafim, parabenizou o servidor pela publicação.
“É um momento histórico para o Intermat e para Mato Grosso. Ter um servidor nosso, com tanto conhecimento e dedicação, como autor de uma obra tão relevante e inovadora, nos enche de orgulho. Esse trabalho, fruto de anos de estudo e prática, será uma referência nacional, contribuindo significativamente para as políticas de regularização fundiária. Parabenizo o autor por esse feito extraordinário, que certamente abrirá caminho para muitos outros que virão. Nosso compromisso com a regularização fundiária se reflete em iniciativas como esta", disse.
Além deste livro, Édio trabalha em um romance e em outra obra que serão publicados em breve. O livro sobre regularização fundiária já se encontra disponível para venda no site da Editora Dialética e na Amazon, em versões física e digital.
O coquetel de lançamento da obra acontece na próxima sexta-feira (16.08), das 15h às 19h, no saguão de entrada da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.