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POLÍTICA Sexta-feira, 07 de Março de 2025, 16:39 - A | A

07 de Março de 2025, 16h:39 - A | A

POLÍTICA / INVASÃO CHINESA

BYD despeja 5.500 carros elétricos no Brasil e assusta montadoras

A entrada massiva de elétricos chineses agrava o estoque e ameaça a indústria nacional, levando a Anfavea a exigir alta imediata no imposto de importação.

Da Redação
A Bronca Popular



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A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) manifestou preocupação com a chegada de 5.500 carros elétricos ao Brasil em fevereiro. Segundo a entidade, o país já conta com mais de 40.000 unidades em estoque.

A estratégia seria uma forma de driblar o aumento do imposto de importação sobre veículos elétricos. O navio que trouxe os carros elétricos atracou no porto de Aracruz (ES), na 5ª feira (27.fev). A empresa responsável pela remessa é a chinesa BYD. Os veículos são dos modelos Song, Dolphin e Yuan.  

Em nota, a Anfavea reforçou seu pedido ao governo para antecipar a alíquota de importação dos carros elétricos para 35%. No cronograma de retomada do imposto iniciado em 2023, essa alíquota só seria atingida em julho de 2026, mas a associação afirma que o alto volume de entrada de veículos chineses no Brasil tem pressionado as montadoras instaladas no país em um grau acima do esperado.

“Desde julho de 2024, o imposto é de 18% para elétricos, 20% para híbridos plug in e 25% para híbridos. Nenhum país do mundo, com indústria automotiva instalada, tem uma barreira tão baixa para as importações, o que torna o nosso importante mercado um alvo fácil, especialmente para modelos que estão sendo barrados por grandes alíquotas na América do Norte e na Europa. Elas são de 100% nos EUA e Canadá, e podem chegar a 48% na Europa”, disse a Anfavea.  

Na visão da associação de montadoras, a indústria automotiva brasileira vem em um ritmo de recuperação que pode ser prejudicado pelo avanço das importações de elétricos. “Sem um equilíbrio saudável na balança comercial, essa indústria que gera mais de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos estará sob forte ameaça”, disse a Anfavea. (Fonte: https://www.poder360.com.br)

Veículo elétrico: autonomia, bateria e tempo de recarga

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Os veículos elétricos da BYD utilizam baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que duram mais de 500 mil km antes de perder capacidade significativa. Apesar do custo elevado para substituição, a longevidade reduz o impacto na desvalorização do veículo.

A autonomia varia entre 300 km e 500 km, dependendo do modelo.

No Brasil, a infraestrutura de recarga ainda é limitada, exigindo planejamento para viagens longas.

O tempo de recarga depende da fonte de energia: em carregadores rápidos (DC), pode levar 30 a 60 minutos para atingir 80%, enquanto em tomadas residenciais comuns (AC), pode ultrapassar 8 horas.

Além disso, a velocidade elevada aumenta o consumo de energia, reduzindo a autonomia e tornando o trajeto menos eficiente.

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