EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
No dia 14 de agosto de 2019, a imprensa de Tangará da Serra publicou uma matéria produzida pela assessoria de comunicação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tangará da Serra (Samae).
No release distribuído aos veículos de comunicação, uma notícia hiperbólica anunciava a épica passagem da autarquia para a sonhada fase de modernização e eficiência na prestação dos serviços de captação e distribuição de água.
O diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, fez questão de comunicar que os velhos medidores de água seriam aposentados.
Acocorado, com um smartphone nas mãos, Lopes fotografou e foi fotografado ao lado de um hidrômetro “inteligente”, um equipamento que permite a leitura do consumo de água por meio de um celular ou tablete e promete eficiência na identificação de fraude.
Na matéria ‘jornalística’, Wesley declarou:
“os hidrômetros inteligentes em instalação são produzidos pela HidroReader, startup com sede em Tangará da Serra e que venceu o processo licitatório realizado pelo Samae”.
Não é verdade!
A HidroReader Sistemas de Medição Ltda está instalada na avenida Itavuvu, Nº 11.777, Sala TL 08, bairro Jardim Santa Cecilia, Sorocaba, interior de São Paulo.
A HidroReader atua ou está apta a atuar em nove atividades econômicas, desde o comércio atacadista de máquinas e equipamentos, instalações hidráulicas, sanitárias e de gás, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação, provedores de hospedagem na internet, aluguel de máquinas e equipamentos comerciais e industriais até medição de consumo de energia elétrica, gás e água.
A empresa HidroReader Sistema de Medição Ltda foi fundada no dia 21 de janeiro de 2019. Com apenas 2 meses e alguns dias de existência, venceu uma licitação de R$ 2.418.506,60 para fornecer hidrômetros inteligentes ao Samae.
O Aviso de Abertura - Pregão Presencial Nº 009/2019 SAME, foi publicado no dia 28 de março.
O resultado do certame foi anunciado no dia 10 de abril de 2019.
Da Qualificação Técnica
No item 8.3 do Edital exige que a empresa participante da licitação apresente no mínimo 01 atestado indicando o fornecimento do objeto da licitação a pessoas jurídicas de direito público ou privado.
Diz o edital:
“Em se tratando de pessoa jurídica de direito privado, o atestado ou certidão deverá ter firma reconhecida, contendo o detalhamento do desempenho da empresa requerente quanto à qualidade dos produtos, bem como do cumprimento no prazo de entrega”.
Já a letra b do item 8.3 do Edital preceitua:
“O atestado apresentado para comprovação de aptidão de desempenho previsto no item 8.3 alínea a deve estar em conformidade com objeto social da empresa licitante”.
Considerando que a HidroReader detém expertise na produção de hidrômetros inteligentes, foram inteligentes o bastante para comprovar documentalmente a aptidão de desempenho para cumprir o contrato firmado com o Samae.
No material distribuído à imprensa, a autarquia municipal informa que a HidroReader seria uma empresa tangaraense. No Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), consta como endereço da empresa HidroReader a Avenida Itavuvu, Nº 11.777, Sala TL 08, Jardim Santa, Sorocaba/SP.
De acordo com documento arquivado junto à Receita Federal, Thiago Wagner Zago e Germano Antonio Guarnieri são sócios no empreendimento.
O site entrou em contato, via Messenger, com Thiago Zago. Ele visualizou a mensagem, mas não respondeu às perguntas encaminhadas. Wesley Lopes também foi procurado, mas não respondeu as indagações.