Da Redação
A Bronca Popular
A primeira pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2025 revelou um quadro preocupante para o governo Lula (PT). A polêmica tentativa de regulação do Pix, encabeçada pela Receita Federal, encarnou um dos maiores desgastes políticos da atual gestão.
Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados acreditam que o governo errou mais do que acertou ao propor medidas de regulação para os meios de pagamento, enquanto apenas 19% avaliam que houve mais acertos.
A rejeição resultou em um recuo oficial, mas o estrago na opinião pública já estava feito.
O impacto foi direto nos índices de aprovação do governo.
A pesquisa mostrou que a aprovação caiu de 52% para 47% no último mês, marcando a primeira vez, desde o início da série histórica em fevereiro de 2023, que a desaprovação supera numericamente a aprovação.
Esse dado reflete um desgaste crescente entre os eleitores diante das dificuldades enfrentadas pelo governo para controlar a inflação e estabilizar a economia.
Entre os fatores que mais pressionam o bolso dos brasileiros, o aumento do preço dos alimentos é o mais sentido: 83% dos entrevistados afirmaram que os custos subiram no último mês, contra 78% na pesquisa de dezembro.
Outros itens também pesam, como combustíveis (57%) e contas de água e luz (65%).
Em um cenário de insatisfação crescente, o governo tem enfrentado dificuldades para conter a alta da inflação alimentar, que segue como o maior desafio.
A tentativa de mudança no sistema de validade dos alimentos, proposta pela associação de supermercados, também gerou resistência: 63% dos brasileiros são contrários à ideia.
O governo Lula inicia 2025 com um desafio evidente: reconquistar a confiança da população e reverter os índices de rejeição, que agora colocam em xeque a estabilidade de sua gestão.