EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
Na tarde de ontem (quarta 04/09), a página de humor Tangará Zuei mostrou a real situação da ETA Queima Pé. As imagens mostram um cenário preocupante. O reservatório, com capacidade para armazenamento de 1 bilhão de litros do precioso líquido, está praticamente vazio.
Se não chover nos próximos dias, a população teme o retorno do fantasma do racionamento no fornecimento de água, como aconteceu no final de 2016 e início de 2017.
A chamada segurança hídrica anunciada pelo diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, pode não resistir a força da previsível e costumeira estiagem típica dessa época do ano.
Coincidência ou não, menos de uma hora depois de o Tangará Zuei fazer apelos para a população economizar água, a direção do Samae emitiu um comunicado “urgente” para informar que “devido a problemas no transformador de energia da ETA Queima Pé, e por não haver na cidade equipamento compatível para substituição, não haverá abastecimento de água nesta quinta-feira”.
Alegar “problemas no transformador” como justificativa para suspensão no abastecimento de água é uma explicação não técnica. Que problemas seriam esses? Seja qual for, a substituição do equipamento poderia ser concluída ainda no período da manhã desta quinta-feira.
A Trael Transformadores Elétricos, com sede em Cuiabá, tem transformadores a pronta entrega para todo o estado. Para agilizar, o Samae poderia retirar o equipamento na loja. Dinheiro e logística seriam os menores dos problemas.
O vereador Fábio Brito, Fabão, declarou da tribuna da Câmara Municipal, em sessão da última semana, que as constantes interrupções no fornecimento de água, sob variados pretextos, podem esconder racionamento.
Se vai haver racionamento de água, ainda não é possível afirmar com segurança. O Samae nega essa possibilidade. Na dúvida, a campanha do Tangará Zuei deve ser levada a sério. Se todos economizar, é possível que não falte água para o essencial nos lares de Tangará da Serra.
Assista o vídeo do Tangará da Zuei: