Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 11 de Maio de 2021, 16:02 - A | A

11 de Maio de 2021, 16h:02 - A | A

POLÍTICA / ATITUDE DIGNA

Vereadora pede que vacinação de portadores de comorbidade seja desburocratizada

Edésio Adorno
Tangará da Serra



Na semana passada a vereador Sandra Garcia (PSDB) compareceu ao Posto de Saúde do Jardim Santa Amália. Ela pretendia marcar consultas para dois pacientes portadores de comorbidade, sendo que um faz tratamento de câncer e o outro é cadeirante. A consulta médica seria apenas para fazer o cadastro para vacina anticovid-19 e retirar um atestado para comprovar a doença a que são portadores.  

O médico cumpria agenda fora da unidade de saúde. Sensibilizada com o drama dos dois pacientes, a vereadora excedeu na cobrança por atendimento. Assim, tomada pela indignação santa, acabou por ferir a suscetibilidade da atendente e, eventualmente, de outros servidores.  

“Peço aqui desculpas, devo ter exagerado e vou lá pessoalmente para me desculpar com os servidores do posto de saúde”, afirmou Garcia, em pronunciamento na Câmara de Vereadores.  

A parlamentar pontuou ainda que existem 1.883 pacientes portadores de comorbidade aptos a tomar a vacina covid-19 em Tangará da Serra. Segundo ela, o procedimento de comprovação da doença a que são portadores é burocrático e sacrificante. “Minha sobrinha, que tem 35 anos, é assistida pela APAE há mais de 20 anos. Ela tem deficiência de síndrome de down”, afirmou  

“Quem tem doença crônica, autoimune, tem médico particular e o atestado desse profissional seria o suficiente para comprovar a comorbidade. É assim que está funcionando em Cuiabá e em outros municípios”, acrescentou a vereadora  

A preocupação da vereadora Sandra Garcia de oferecer atendimento menos burocrático, mais célere e humano a esse universo de 1.883 pacientes portadoras de comorbidade deve merecer uma reflexão do prefeito e da secretária de Saúde de Tangará da Serra. 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT