Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

CIDADES Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, 22:00 - A | A

22 de Abril de 2021, 22h:00 - A | A

CIDADES / CAUSA ANIMAL

Vereador Sanches consegue emenda de R$ 200 mil com o deputado Ulisses para aquisição de castramóvel

Edésio Adorno
Tangará da Serra



De um modo geral as pessoas têm dificuldade em reconhecer na castração de animais um ato de amor. Sim, porque essa atitude contribui para que seu pet tenha uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.

Castra movel Sanches e Ulisses.JPG

Eduardo Sanches e Ulisses Moraes: parceria em defesa da causa animal

Super população

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães.   Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes.  

Por isso a castração é apontada como uma solução tão ideal, sem falar nas outras vantagens entre as quais podemos destacar a redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio.  

Em Tangará da Serra, o vereador Eduardo Sanches (PSL) abraçou a causa animal e sua primeira conquista foi a viabilização de um castramóvel por meio de emenda parlamentar de R$ 200 mil liberada pelo deputado Ulisses Moraes, que também é do PSL.

Sanches entende que a causa animal é uma pauta de extrema importância, até porque o controle da população de animais domésticos é uma questão de saúde pública.

Castra movel.jpg

 

“A aquisição de um castramóvel é a primeira ação para o avanço da proteção animal em Tangará da Serra. Para avançar, precisamos de mais recursos e parcerias”, escreveu o vereador em sua página no Facebook  

Eduardo salienta que o passo seguinte deve ser a criação do Centro de Recuperação de Animais Domésticos (CRAD) onde conseguiremos avançar ainda mais nessa questão.

Para concretizar o projeto, o parlamentar afirmou que vai buscar o apoio do prefeito Vander Masson (PSDB), do secretário de Meio Ambiente, Magno César Ferreira e da secretária de Saúde, Gicelly Zanatta Sousa.

Nota da redação: esta matéria foi produzida com conteúdo do site Granvitapet, que pode ser acessado (AQUI)

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT