Da Redação
Com foco em destacar a importância do agronegócio para a economia mato-grossense, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) apresentou durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (2), um projeto de lei que institui o Programa “Escola amiga do Agro”.
O projeto tem por objetivo promover a interação entre alunos da rede pública estadual de ensino e a realidade agropecuária de Mato Grosso. Também estimula a realização de atividades pedagógicas destinadas aos alunos do ensino fundamental e médio, demonstrando a importância da agropecuária para a sociedade e para o desenvolvimento do Estado, além de contribuir para a formação acadêmica. Além disso, incentiva a realização de ações de extensão relacionadas ao meio rural e às atividades agropecuárias.
“É importante que os jovens mato-grossenses tomem conhecimento do papel estratégico da agropecuária para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso”, enfatizou Cláudio Paisagista ao defender o projeto.
Ferreira destacou ainda que o projeto faz com que os estudantes entendam o funcionamento do setor e conheçam as tecnologias exigidas para trabalhar na área, caso seja esse o projeto de vida escolhido pelo estudante.
"O programa visa criar condições para a aprendizagem e a reflexão sobre as interfaces do setor agrícola e sua importância para o Estado, além de fortalecer os laços que unem os ambientes urbano e rural, orientando os estudantes sobre a necessidade de valorização da agropecuária como importante fator para geração de empregos e renda, meio ambiente e produção de alimentos”.
Uma matéria divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo, em 10 de julho de 2023, mostrou que Mato Grosso concentra o primeiro, o terceiro e o quarto lugares entre os municípios que mais produzem grãos no Brasil. Em 16 anos, o PIB de Mato Grosso cresceu 121,3%, segundo a MB Associados.