EDÉSIO ADORNO
Redação
Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde reiteram desde o início da pandemia: não há fórmulas caseiras nem remédios produzidos em laboratório que inibam ou curem a Covid-19. Esse alerta vem sendo divulgado com frequência pelos veículos especializados em desmentir fake news disseminados nas redes sociais.
Indiferente as advertência de especialistas e da imprensa, o ex-prefeito de Juruena, Bernado Crozetta, não apenas aparenta ser um negacionistas, como se comporta como curandeiro ou mero charlatão disposto a abusar do desespero e da falta de informação sobre os perigos da covid-19 e do uso indiscriminado de produtos sem eficácia comprovada no tratamento da doença.
No interior do frigorifico Golden Imex, do qual seria sócio oculto, segundo relatos recorrentes na cidade, Bernado Crozetta gravou um vídeo para divulgar a falsa formula - quase milagrosa - de prevenção e de combate ao coronavírus. Uma mistura de açafrão, alho e creolina é a receita do político para imunizar o povo contra o coronavírus, acabar com o isolamento e colocar todo mundo para trabalhar.
Se a solução para um problema sanitário de repercussão global fosse tão simples assim, o número de mortos não estaria crescendo em escala geométrica mundo afora. O Fato ou Fake, do G1/TV Globo, informa que o infectologista Leonardo Weissiana, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, reforça que “é mais uma das inúmeras informações falsas que estão circulando nesta quarentena. Não há qualquer evidência que alho e açafrão-da-terra tenham ação na prevenção e cura da Covid-19”.
Creolina
Bernado Crozetta exibe um vidro de creolina como se fosse a solução para a cura ou prevenção da covid-19
Médicos veterinários advertem que creolina pode causar lesões gravíssimas nos rins e fígado de cachorros e gatos. Por ser um agente químico bastante irritativo, pode ainda causar queimaduras extensas na pele desses animais, além de lesão nos pulmões, muito vômito, diarreia com sangue e até mesmo convulsionar.
Os danos que a creolina podem causar no organismo das pessoas podem ser bem mais graves. Daí, a precaução que se deve ter ao manipular esse produto, que usado basicamente no combate a bicheiras.
Bernado Crozetta, que não é médico, prescreve para o combate a covid-19 uma mistura de creolina, açafrão e alho. Quem seguir as orientações de Crozetta e passar mal como resultante de efeito colateral da receita mágica por ele indicada, não tenha dúvida: registre um Boletim de Ocorrência, procure tratamento médico e não se esqueça de mandar a conta para ele pagar.
:
Cristina Marques 04/07/2020
Que horror! Alguém tem que parar com tanta ignorância!
Salvador munhoz 03/07/2020
Esse cara e um debil mental, sem cultura, educacao, esclarecimento. Mais inconsequente e a populacao que vota em um camarada deste e sua mulher que e uma marionete na mao dele. Apesar que o povo tem o governo que merece ne Espero que a populacao acorde este ano
2 comentários