Da Redação
A Câmara de Tangará da Serra recebeu uma proposta de Lei que visa a abertura de crédito especial no valor de R$ 423 mil na Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse montante destina-se a custear despesas emergenciais do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em decorrência da situação de estiagem decretada pelo município.
A emergência, declarada pelo prefeito Vander Masson (UB), levou à realocação de recursos para a perfuração e licenciamento de poços artesianos destinados ao abastecimento público. O SAMAE planeja a construção de dois poços nas proximidades dos bairros Porto Seguro e Jardim São Paulo, conforme identificado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), conforme consta no Relatório Técnico Geofísico anexado ao projeto.
Para discutir a proposta de lei, uma reunião foi realizada no Samae com vereadores preocupados com a questão do abastecimento de água. Participaram dela os vereadores Hélio da Nazaré, Romer Japonês, Rogério Silva, Nivaldo Leiteiro, Ademir Anibale e Eduardo Sanches.

Ausentes
Os vereadores midiáticos Horácio Pereira e Fabão não compareceram a reunião e não justificaram a ausência, demonstrando indiferença à crise hídrica e à falta de água na torneira do tangaraense. Depois é provável que façam belos discursos e encenações nas redes sociais para se fazerem passar por fiscais do dinheiro público
Diante da urgência imposta pela situação de emergência, o pedido de apreciação favorável da proposta ocorre em regime de Urgência Especial. A expectativa é que a medida contribua para amenizar os impactos da estiagem no município, assegurando o fornecimento de água à população afetada.
A proposta está programada para entrar em pauta na sessão ordinária desta terça-feira. Resta esperar que Fabão e Horácio não votem contra apenas por ser o Projeto de Lei de iniciativa do chefe do Executivo e por beneficiar a população de Tangará da Serra. A ausência de ambos na reunião levanta questionamentos sobre o comprometimento com a urgente questão do abastecimento de água no município.
Lamir Weissheimer 05/12/2023
A reportagem parece tendenciosa. Os vereadores tem o direito de se ausentar da reunião ou não ?
1 comentários