Quarta-feira, 18 de Junho de 2025

INÍCIO | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO
icon facebook icon twitter

TANGARÁ DA SERRA

icon facebook icon twitter icon search
  • POLÍTICA
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • SOCIAL
  • OPINIÃO
  • JUDICIÁRIO / MPE
  • VIDEOS INSTITUCIONAIS
  • GERAL
  • VARIEDADES
  • ELEIÇÕES
menu hamburguer ce9dfcd27b2e529d6b3401a973ea26c7_print.png
  • POLÍTICA
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • SOCIAL
  • OPINIÃO
  • JUDICIÁRIO / MPE
  • VIDEOS INSTITUCIONAIS
  • GERAL
  • VARIEDADES
  • ELEIÇÕES
  • search
X
A Bronca Popular
  • POLÍTICA
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • SOCIAL
  • OPINIÃO
  • JUDICIÁRIO / MPE
  • VIDEOS INSTITUCIONAIS
  • GERAL
  • VARIEDADES
  • ELEIÇÕES

POLÍTICA Domingo, 23 de Julho de 2023, 11:42 - A | A

23 de Julho de 2023, 11h:42 - A | A

instagran facebook-2.png twitter-2.png print-2.png whatsapp-square.png whatsapp-square.png

POLÍTICA / ENTREVISTA DA SEMANA

“Nosso trabalho é para que o agricultor familiar plante, adote uma cadeia produtiva e saiba onde será seu mercado consumidor”, destaca secretária

Teté Bezerra ressalta a importância de políticas públicas e eficiência nas ações para o fortalecimento da agricultura familiar

govern.jpg

Da Redação



O Governo de Mato Grosso tem atuado para ampliar ainda mais para fortalecer o agricultor familiar, oferecendo a ele ferramentas para que ele dê continuidade ao trabalho após os incentivos do Estado, ampliando a produção por todo o território mato-grossense, para outras localidades no Brasil e até mesmo fora do país. A informação é da secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, que destaca a importância de levar ao agricultor familiar o conhecimento e os caminhos para viabilizar a consolidação do setor em Mato Grosso. 

“Nós estamos trabalhando com foco na eficiência da agricultura familiar, estimulando que o agricultor plante, que adote uma cadeia produtiva e que ele tenha muito claro onde será o mercado consumidor que vai absorver sua produção”, ressalta a secretária.  

Para isso, conta Teté Bezerra, o Governo tem apoiado todo o ciclo de atuação do produtor, com entrega de tecnologia, de insumos para produções que tenham qualidade, certificação, conhecimento,  ambientes de qualidade para comercialização dos produtos, regularização ambiental, entre outros. 


1) Secretária, a agricultura familiar é uma das prioridades da gestão do governador Mauro Mendes, com investimentos recordes sendo feitos desde 2019. Somente nos primeiros quatro anos da gestão, foram mais de R$ 300 milhões em investimentos, com entrega de máquinas e equipamentos, doação de mudas de café, cacau, banana, sêmen bovino, calcário, entre outros. Nesse sentido, o que o agricultor familiar pode esperar para os próximos anos?

A  Secretaria de Agricultura Familiar, no Estado de Mato Grosso, passa por um período transformador. Com os investimentos que o governador Mauro Mendes tem encaminhado para a secretaria, nós temos a oportunidade de trabalhar de forma planejada e com eficiência pelo desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Em Mato Grosso nós temos mais de 100 mil famílias em todo o Estado, com produção por todo o território. Além dos recursos investidos e as políticas públicas, o governador tem atuado para que as ações sejam direcionadas. Nós tivemos esse período com investimentos muito fortes em máquinas e implementos agrícolas, para que o pequeno produtor tenha acesso a novas tecnologias e mecanização.  Estamos potencializando as cadeias produtivas, identificando as regiões onde há grande vocação para cada cultura. Nós também estamos trabalhando para que o produtor consiga ampliar o mercado consumidor do produto com certificação. Essa é uma orientação e uma política pública que nós temos defendido.  E nós queremos ampliar ainda mais, para que ele possa conduzir essa produção para o restante do Estado e até quem sabe para fora de Mato Grosso. Nós estamos trabalhando com foco na eficiência da agricultura familiar, estimulando que o agricultor plante, que adote uma cadeia produtiva e que ele tenha muito claro onde será o mercado consumidor que vai absorver sua produção. 

2) No caso da entrega de máquinas e equipamentos, o Governo faz a doação para as prefeituras e consórcios intermunicipais. Qual o retorno dessa parceria? Ela de fato tem sido efetiva para fomentar a agricultura familiar?

A entrega destas máquinas com certeza é efetiva. Temos um percentual muito baixo de agricultores que têm acesso à tecnologia. Nós queremos continuar com esse programa e existe, inclusive, uma proposta do governo de que nós tenhamos uma linha de crédito, que seja criado um fundo onde o governo irá subsidiar a aquisição desses equipamentos e desses implementos. O que nós defendemos é que não só os veículos são importantes, mas também a aquisição de implementos . Quando você tem um trator e um arado, você já presta um serviço. Mas quando você tem o trator e mais implementos que possam plantar, que possam colher, a máquina se torna muito mais útil. Então, temos tido essa discussão e o governador está disposto a seguir com essa proposta da criação de um fundo para que esta tecnologia possa ser adquirida pelos produtores. Isso porque, muito já fizemos, mas ainda temos muito o que fazer. 

gover.jpg

 

 

3) Uma das frentes de trabalho da Seaf é o MT Produtivo Leite para o melhoramento genético do rebanho leiteiro do Estado. Quais os investimentos feitos na área e quantos produtores já foram contemplados? É possível perceber aumento no rebanho leiteiro de qualidade e na produção de leite?

A média nacional da produção do leite por animal é 6,06 litros por dia, que é um índice muito baixo. Em Mato Grosso, em 2019, antes da gestão do governador Mauro Mendes adotar os programas de melhoramento genético que estão sendo aplicados, essa média era de 4,02 litros/dia por animal.   Conforme dados do IBGE de 2021, a média por animal em Mato Grosso passou para 4,41 litros, isso antes do início da modalidade do MT Produtivo Leite de entrega de novilhas prenhas, que começou recentemente a ter resultados. Em três anos  do projeto de melhoramento genético do Programa Mato Grosso Produtivo Leite, mais de mil bezerras de alta produção de leite com qualidade passaram a integrar o rebanho leiteiro no Estado, com investimentos na ordem de R$ 5.552.863,27.  No município de Campinápolis, por exemplo, o projeto deu tão certo, que a cooperativa que participou da modalidade transferência de embriões, a Campileite, contratou uma empresa para dar continuidade ao trabalho com uma nova etapa, agora, por eles mesmos. Já em Novo Horizonte, onde foi feita a primeira entrega de novilhas Girolando Meio-sangue, os resultados começam também a aparecer. Lá, em dezembro de 2022, por exemplo, a produção das novilhas entregues por meio do programa para a associação de produtores chegou a uma média diária de aproximadamente 14 litros por cabeça.  Nós acreditamos que no ano que vem nós já teremos a possibilidade de ter um novo cenário, quando fizermos a aferição dos animais entregues pelo Governo.

4) A Seaf também tem realizado ações para incentivar o agricultor familiar a dar continuidade nas melhorias sem ficar tão dependente do poder público. De que forma esse trabalho está sendo feito? A senhora acha que essas ações valorizam o pequeno produtor?

Nós temos que pensar na emancipação do agricultor. Nós não podemos pensar que, eternamente, eles vão ficar dependentes das políticas públicas. O governo é muito importante, mas ele tem que ter também o acesso a crédito. Um dos passos para isso é a questão de regularização ambiental, e nesse sentido a Seaf tem feito um trabalho importante com a Sema, para que o produtor tenha acesso ao crédito. Porque se ele não tiver acesso a crédito, ele fica mais dependente ainda das políticas públicas do governo. A Seaf, em parceria com a Empaer, também tem feito um trabalho de capacitação com esses agricultores familiares. Entregas como de ordenhadeiras e resfriadores de leite são realizadas e depois os beneficiados recebem orientação e qualificação para saber como melhorar a produção, como instalar e trabalhar melhor com esse equipamento.  Porque se ele não tiver essa orientação, no primeiro problema técnico que ele tiver com utilização daquele equipamento, ele vai simplesmente encostá-lo e nós não queremos isso. Ali foram investidos recursos públicos, ali é investido todo um trabalho e nós queremos que tenha continuidade. 

5) Secretária, então a Seaf atua com foco na eficiência no uso do recurso público nessas ações também? 

Com certeza.  A eficiência da prestação de serviço e na utilização desses equipamentos que nós estamos direcionando para a agricultura familiar e para os agricultores. O agricultor é o grande beneficiário desse trabalho que o governo tem feito de investir quando ele envia equipamentos, quando ele possibilita que esse agricultor tenha acesso a novas tecnologias.  Nós temos que qualificar, nós temos que preparar. Quando nós pedimos aqui que o município faça análise do solo para receber o calcário, é porque é necessário se dar de acordo com cada terreno, com cada propriedade, com cada quantidade de hectares que esse produtor irá aplicar esse calcário. Ele tem que saber a quantidade específica e como está o seu solo. A Seaf atua com um planejamento com foco no produtor e com foco na eficiência no uso dos recursos públicos. 

6) O Governo de Mato Grosso entregou a Feira da Agricultura Familiar de Lucas de Rio Verde e lançou a primeira etapa da Feira do Produtor de Chapada dos Guimarães. Além disso, também tem feito entregas de tendas para feiras livres. Qual a importância dessa entrega para o agricultor familiar e para a população?  

Nós temos que pensar que as feiras dos produtores, assim como as mais de mil barracas que também foram entregues para a agricultura familiar de diversos municípios, são a vitrine do agricultor. Esses espaços trazem não só a oportunidade para expor e comercializar o que produz, como também para que o consumidor tenha acesso a esses produtos de qualidade com mais conforto para todos. Então, esse é o nosso objetivo. 

Chapada dos Guimarães, por exemplo, é uma cidade onde o turismo é a principal economia, mas nós não podemos esquecer que o município tem uma zona rural muito extensa, nós temos muitas famílias morando ali. Lá nós temos um programa específico onde nós selecionamos determinadas cadeias produtivas para fomentar a produção de determinadas cadeias produtivas. Quando as famílias participantes estiverem em plena produção, elas vão precisar do nosso apoio com relação à certificação dessa produção e para se ter um plano de negócios para saber onde vai comercializar, e aí e Feira do Produtor vai ser um grande canal para expor esse produto e para comercializar essa produção, que está sendo muito estimulada e incentivada.

7) Um dos produtos que tem sido incentivado nessa gestão é turismo rural. Para fomentar essa cadeia produtiva, a Seaf tem realizado ações para apresentar esses produtos. O turismo é de fato um produto da agricultura familiar? Qual o potencial de Mato Grosso para essa atividade? 

Para você ter uma ideia, dentro do Pronaf, que é o Programa Nacional da Agricultura Familiar, o turismo rural é um dos pilares, porque cada vez mais as pessoas que vivem na cidade têm um interesse de conhecer como é a experiência da vivência dentro da zona rural. E essa atividade pode se desenvolver, pois há inúmeros produtos dentro de uma propriedade rural, como a própria atividade da produção, a transformação nos doces caseiros que se faz no local, ou na transformação do leite, do queijo e dos seus derivados. Como citei aqui, a própria vivência de como que é o dia do agricultor, o que ele faz ao levantar, quais são as tarefas que ele desempenha, como que é a casa onde ele mora, onde ele faz a sua refeição, tudo interessa ao turista. Em um Estado com vários biomas, há um potencial grande do turismo ser um produto da agricultura familiar.

 
 

Comente esta notícia

BISTURI

POLÍTICA SEM NOÇÃO

Bolsonaro da Shopee quer ser deputado só por parecer com o ex-presidente


FAMILIOCRACIA

Família Bang mira ALMT, mas falta eleitor


INTERROGATÓRIO NO STF

Bolsonaro arregou e mijou pra trás como gatinho


DOUTRINAÇÃO NA ESCOLA

Brunini doutrina crianças com fake news em sala de aula


FIM DE LINHA

Bolsonaro atrasa a direita


LEIA MAIS
 Eduardo Bolsonaro surta e Tarcísio de olho em 2026

RACHA NA DIREITA

Eduardo Bolsonaro surta e Tarcísio de olho em 2026

Irã ameaça devastação total em Israel

TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Irã ameaça devastação total em Israel

Trump invade a Califórnia com tropas e fake news

AUTORITARISMO EM MARCHA

Trump invade a Califórnia com tropas e fake news

 Bannon, Musk e Trump: a tríade do caos

ALIANÇA TÓXICA

Bannon, Musk e Trump: a tríade do caos



VARIEDADES
Oktoberfest de Cuiabá chega à 8ª edição e terá shows dos Titãs e Marcelo Falcão

ATRAÇÕES NACIONAIS

Oktoberfest de Cuiabá chega à 8ª edição e terá shows dos Titãs e Marcelo Falcão

Paolla Oliveira reage a cantadas inusitadas de fãs

FAMOSOS NAS REDES

Paolla Oliveira reage a cantadas inusitadas de fãs

John Travolta mantém voto de celibato após morte da esposa

DIA DOS NAMORADOS

John Travolta mantém voto de celibato após morte da esposa

FEAFTUR 2025 bate recorde de faturamento com expansão e maior participação popular

BONS NEGÓCIOS

FEAFTUR 2025 bate recorde de faturamento com expansão e maior participação popular



Retratos da Comunidade
Cidinho Santos elogia vinho da Locanda do Vale

SABORES DA CHAPADA

Cidinho Santos elogia vinho da Locanda do Vale

Mato-grossense brilha e vence Maratona Internacional de Porto Alegre

ORGULHO DE MATO GROSSO

Mato-grossense brilha e vence Maratona Internacional de Porto Alegre

Teatro Zulmira recebe 1º Prêmio Dança MT dias 14 e 15 de junho

CULTURA E MOVIMENTO

Teatro Zulmira recebe 1º Prêmio Dança MT dias 14 e 15 de junho


MAIS LIDAS

1. Polícia Militar desmente vereador Horácio Pereira sobre entrada na UPA

2. Zé Mauro brilha, Eder Marquis afunda: o retrato de dois projetos políticos opostos

3. Grupo Corrêa da Costa entra em recuperação judicial com dívidas de R$ 153 milhões

4. CPI da AME avança e convoca 40 pessoas para depor em Diamantino

5. Enquanto o prefeito torra milhões em rodeio, bebê morre por negligência no hospital de Guarantã do Norte.

6. Prefeito de Guarantã esbanja dinheiro público em show de rodeio

7. Abílio distorce Minha Casa Minha Vida para desinformar e atacar governo federal

8. Irmã de Coronel Fernanda ganha cargo com salário de R$ 14 mil na ALMT

9. Condenado por assédio, vereador afronta mulheres e escandaliza Quatro Marcos

10. Vereador quer banir Tigrinho e bebê reborn em Tangará da Serra

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT

Causa Medica
  • POLÍTICA
  • CIDADES
  • POLÍCIA
  • SOCIAL
  • OPINIÃO
  • JUDICIÁRIO / MPE
  • VIDEOS INSTITUCIONAIS
  • GERAL
  • VARIEDADES
  • ELEIÇÕES

Copyright © 2024 - A Bronca Popular - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

Câmara TGA: Institucional Sessões
Brasnorte
Mato Grosso é tolerância zero nos crimes ambietais
Prefeitura TGA junho 2025
Orgulho do nosso Mato Grosso
Combate a Dengue
Brasnorte
Unimed Vale nova fase lateral
Unimed Vale nova fase
Calendário IPVA 2025