Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021, 09:55 - A | A

15 de Fevereiro de 2021, 09h:55 - A | A

POLÍTICA / PARCERIA DE RESULTADO

"Parceiro da regularização fundiária junto com Bolsonaro é Nelson Barbudo", diz vereador de Brasnorte

Edésio Adorno
Tangará da Serra



NORBERTO BARBUDO CAPA.JPG

Norberto e Barbudo: parceria por Brasnorte e pela regularização fundiária

O vereador por Brasnorte, Norberto Junior (DEM) ocupou a tribuna da Câmara, na semana passada, para discorrer sobre a Instrução Normativa Nº 105/2021, editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que regulamenta os procedimentos para a celebração de parcerias com os municípios e implementação dos Núcleos Municipais de Regularização Fundiária - NMRF para a execução do Programa Titula Brasil.  

Durante sua fala, Norberto criticou os governos de esquerda que ficaram no poder por mais de 20 anos e não se preocuparam com a regularização fundiária. “O presidente Jair Bolsonaro já entregou mais de 3 mil títulos, enquanto os governos de esquerda entregaram, ao longo de 20 anos, algo em torno de 800 títulos”, lembrou o vereador.  

Norberto detalhou que a Normativa do MAPA/INCRA busca otimizar a regularização fundiária no país, para tanto o objetivo é:

1) Ampliar a regularização e a titulação nos projetos de reforma agrária do Incra ou terras públicas federais sob domínio da União ou do Incra passíveis de regularização fundiária;  

2) Expandir a capacidade operacional da política pública de regularização fundiária e de titulação;  

3) Agilizar processos, garantir segurança jurídica, reduzir custos operacionais e, ainda, gerar maior eficiência e celeridade aos procedimentos de regularização fundiária e titulação;  

4) Reduzir o acervo de processos de regularização fundiária e titulação pendentes de análise;  

5) Auxiliar na supervisão dos ocupantes em projetos de assentamento; e  

6) Fomentar boas práticas no federalismo cooperativo com os municípios.  

Segundo explicou o vereador Norberto Junior, a adesão dos municípios na execução do programa de regularização fundiária denominado “Titula Brasil” vai imprimir celeridade nos trabalhos, esvaziar estoque de processos e atender uma demanda reprimida há mais de 20 anos.  

“O prefeito Edelo Ferrari (DEM) já demonstrou interesse em assinar o termo de adesão e criar em Brasnorte o Núcleo de Municipal de Regularização Fundiária”, afirmou Junior, ressaltando que compete ao NMRF atender os beneficiários da reforma agrária e da regularização fundiária, em relação aos objetivos da Normativa do MAPA/INCRA.  

DEPUTADO NELSON BARBUDO  

Norberto fez questão de frisar que “parceiro da regularização fundiária junto com o presidente Jair Bolsonaro é o deputado federal Nelson Barbudo”, disse. “Barbudo tem abraçado a causa do pequeno produtor, do assentado e todas as causas que defendem o agronegócio”, emendou.

CAMINHÃO BASCULANTE

O deputado Nelson Barbudo já contribuiu e vai continuar contribuindo com o Brasnorte. Ele liberou uma emenda para aquisição de um caminhão basculante com contrapartida da prefeitura. “O deputado também liberou recursos na ordem de R$ 100 mil para investimento na saúde pública do município”, informou o vereador Norberto Junior.

Assista

 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT