EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O educador Altair Ribeiro é natural de Tangará da Serra, casado, pai de dois filhos, cristão e professor efetivo de matemática do Instituto Federal de Educação do Estado de Mato Grosso-IFMT/ Campus Avançado de Tangará da Serra. Ele é graduado em matemática, especialista em matemática financeira e estatística e Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Unemat/Tangará da Serra.
Com essas credenciais e preocupado com o futuro da cidade e com o bem-estar da população, o professor Altair confirmou a reportagem que aceitou o desafio de disputar uma cadeira no Parlamento Municipal. O pré-candidato a Vereador possui ideais que atendam os anseios da população, principalmente os de defesa da família, educação, saúde e trabalho do homem no campo e na cidade.
Altair avalia que diante da situação atual de crise social e econômica, causado por essa pandemia, será necessário muito esforço por parte do poder público na efetivação de políticas públicas para superar essa situação juntamente com a sociedade.
“Contribuir para uma cidade mais justa e igualitária é prioridade de todos nós. Para que isso aconteça é necessário escolher para o legislativo e executivo municipal, pessoas capacitadas que valorize o ser humano, a vida e zelem pelo bem estar social”, argumento o educador.
Dono de qualificada formação acadêmica, o professor Altair lembra que sua carreira como docente teve início em 2003, na Escola Marechal Cândido Rondon, do Durante o biênio 2007/2008, ele assumiu a direção daquela unidade de ensino, sendo eleito pela comunidade escolar.
Em Tangará da Serra, a partir de 2009, o pré-candidato a vereador recorda que trabalhou em diversas escolas municipais e estaduais e também na Unemat, uma instituição, que segundo ele, mudou e continua a mudar a vida de muita gente.
Atuação política
Prof Altair foi candidato a vereador em 2016 pela primeira vez, obteve 478 votos pela coligação PP e PSC, ficando como 2º suplente desta coligação. Sua intenção é continuar a exercer uma função pública com honestidade e compromisso com a sociedade.
Foto: Diário da Serra
O pré-candidato é filiado ao Podemos, partido que, segundo informa, tem o objetivo do protagonismo popular e de recuperar o déficit democrático, criar uma estrutura aberta, viva e cambiante, isto é, democrática e cidadão, onde todos possam participar. Altair pontua que para prefeito de Tangará da Serra apoia o empresário Vander Masson (PSDB).
A seguir alguns tópicos extraídos do conjunto de propostas que o professor Altair pretende defender na Câmara de Vereadores
As funções do vereador se resumem em indicar, legislar e fiscalizar, neste contexto, propõe: defender a família que é um dos pilares que sustentam a nação; é instituída por Deus.
Proteger os direitos das crianças e adolescente, da mulher, enfim, do ser humano são prioridades.
Historicamente, o Brasil é ainda um dos países mais desiguais do mundo, tem uma das legislações mais avançadas sobre à proteção da infância e da adolescência, essas conquistas são invioláveis e devem ser preservados.
A Educação
Lutar por uma educação de qualidade é fundamental, pois a educação é o pilar que sustenta o crescimento social e econômico. Entre as classes mais abastadas, é comum que se julgue uma escola como boa atentando-se, principalmente, à infraestrutura e a modernidade das instalações. Essa realidade no setor público pode ser diferente, desde que a educação desse país seja prioridade.
A saúde pública
Tangará da Serra tem uma população de mais de 100 mil habitantes e apenas um hospital público. Portanto, é de extrema necessidade ampliar ou implantar nova unidade hospitalar no município, contratar médicos e com toda a estrutura para funcionamento.
O trabalho no campo e na cidade
A geração de emprego e renda tanto na cidade quanto no campo uma das bandeiras a ser defendida. Entendo que a solução para a geração de emprego é trazer novas empresas para o município, para isso, demanda alguns cuidados. Como por exemplo, a implementação do aeroporto para interligar os Estados e facilitar o processo de logística.
No campo, defendo a agricultura familiar mais forte, valorizando o homem do campo. Acredita-se que os produtores são carentes de assistência técnica, produzem, mas não tem ondem vender.
De modo geral, apoio políticas públicas que incentive o produtor a continuar produzindo e que garanta retorno financeiro satisfatório para atender as necessidades básicas da família e tenha sucesso no empreendimento rural.