Edésio Adorno
Tangará da Serra
O absoluto e criminoso relaxamento das medidas de prevenção a disparada do novo coronavírus, em Tangará da Serra, redundou no estrangulamento da rede pública de saúde e na saturação dos hospitais particulares de cidade.
No clima de vida normal, o libera geral foi adotado como filosofia dominante. Ruas, esquinas, botecos, bares, lanchonetes, puteiros e casas de baladas promovem grotescos e insanos eventos de aglomeração.
Recomendações das autoridades sanitárias, como distanciamento social, uso de máscara, evitar aglomeração e higienizar as mãos ou das patas com álcool, foram transformadas em expressões obscenas.
O desprezo a vida é algo impressionante!
Preocupado com essa situação tétrica, apavorante, que pode culminar em mais mortes, o médico efetivo da rede municipal de saúde, Gabriel Chaubah Barreira, que atende no PSF da Vila Esmeralda, postou um dramático apelo nas redes sociais, com o propósito de alertar a população para a gravidade sanitária do momento.
APELO DO MÉDICO
Leia, na íntegra, o oportuno alerta de Chaubah
Aqui quem fala é o Doutor Gabriel, seu médico de família da Unidade de Saúde Vila Esmeralda. Hoje venho fazer um apelo para toda a comunidade...
Como temos acompanhado, os casos de COVID têm aumentado de forma galopante no Brasil e também em Tangará da Serra...
Os Profissionais de Saúde têm se desdobrado para dar conta de toda a demanda, muitos abrindo mão de suas vidas particulares. Em sua maioria estão exaustos e adoecendo físico e mentalmente, para que sua saúde, e de seus familiares, esteja em primeiro lugar.
Fato é que grande parte da população vem desrespeitando as orientações sanitárias e contribuindo para disseminação do vírus em nosso meio.
Os hospitais estão sobrecarregados. Nos últimos dias, uma UTI da rede privada, NÃO tem 1 leito sequer disponível para pacientes com COVID. E na rede pública, dos 13 leitos de UTI disponíveis, 9 já estão ocupados na data de hoje.
Acabamos de passar pelo Natal, e o mínimo que devemos ter é compaixão pelo próximo. Hoje já são quase 100 mortos pela Covid em Tgá da Serra. Muitos deles pessoas próximas, amigos e até familiares.
Portanto, os Profissionais de Saúde precisam de você... Sem você há chances de perdermos esta batalha...
Antes de descumprir as orientações sanitárias, reflita e pense nestas quase 100 vidas que foram. Não sabemos o dia de amanhã.
Sejamos empáticos e tenhamos compaixão pelo próximo neste fim de ano; não se aglomerando, evitando festas, utilizando suas máscaras, e respeitando o distanciamento de ao menos 1,5 metros ao se aproximar de outras pessoas.
As vacinas podem nos ajudar? Com certeza... Mas o exercício de cidadania de cada um de nós é ainda mais importante para frear a pandemia. Portanto apelamos aos que ainda não tem contribuído, para unir forças em prol da vida, incluindo a sua...
Obrigado pela atenção, e me perdoem o desabafo!!
Nadelma 29/12/2020
Vamos colaborar principalmente em respeito a todos os profissionais de saída que realmente estão exaustos e vários já perderam a vida. Vamos ser solidário com o próximo.
1 comentários