Sábado, 20 de Julho de 2024

VARIEDADES Sexta-feira, 18 de Junho de 2021, 16:23 - A | A

18 de Junho de 2021, 16h:23 - A | A

VARIEDADES / RESPONSABILIDADE SOCIAL

Nexa realiza capacitação de associações rurais de Aripuanã

A perspectiva é promover o fortalecimento de produtores e associações rurais



NEXA 1.JPG

 

O foco das capacitações oferecidas às associações rurais do município é estimular as organizações a melhorarem sua capacidade de gestão, por meio de oficinas de fortalecimento da gestão administrativa e financeira. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento dos Produtores Rurais e integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, empreendimento em implantação no município. A iniciativa é fruto da parceria entre a Nexa e o Pacto das Águas.  

A programação teve início, no dia 11 de junho, com integrantes da Associação da Comunidade Cristo Rei, localizada no setor chacareiro, em Aripuanã. Na ocasião, os produtores participaram da Oficina de Fortalecimento da Gestão Administrativa e Financeira de Associações Comunitárias. A capacitação está organizada em dois módulos. O módulo I é dedicado às discussões sobre a prática de prestação de contas, e no módulo II é feito um aprofundamento teórico nas legislações que regem a gestão administrativa e financeira do associativismo rural.    

A iniciativa prevê também esclarecimentos sobre o Termo de Fomento Modalidade Inexigibilidade para acesso às máquinas, pactuado com o poder público local por algumas dessas associações. No total, quatro associações rurais serão contempladas ao longo do mês de junho. São elas: Associação da Comunidade Cristo Rei; Associação Rural Novo Horizonte; Associação Rural Morenense e AMORARR. Aproximadamente, 50 produtores rurais de Aripuanã e região serão beneficiados nas ações de capacitação planejadas para junho. Outras quatro associações rurais serão contempladas com a capacitação no mês de julho, mas a agenda ainda está sendo confirmada.    

NEXA 2.jpeg

 

Para o Colaborador Técnico do Pacto das Águas, Henrique Souza de Santana, as capacitações são essenciais para a diversificação dos produtos e, consequentemente, melhorar a renda das famílias. “As oficinas de fortalecimento da gestão das associações é um instrumento que vai ao encontro do desenvolvimento do produtor, uma vez que as organizações desses produtores precisam trazê-las para o nível de regularidade para que elas possam acessar recursos de políticas públicas. Para isso elas precisam estar regularizadas, possibilitando uma oferta de vantagens ao produtor rural”, afirma.    

A Analista de Gestão Social da Nexa, Sofia Furmanski, esclarece que um dos objetivos das capacitações é fortalecer as associações rurais de Aripuanã. “Nesse primeiro momento, queremos levar conhecimentos fundamentais para a boa gestão das associações, como legislação, gestão administrativa, associativismo e prestação de contas. No futuro, pretendemos atuar em capacitações direcionadas às cadeias produtivas”, finaliza.  

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT