Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025

COLUNISTAS Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025, 15:20 - A | A

26 de Novembro de 2025, 15h:20 - A | A

COLUNISTAS / RESGATE QUE EMOCIONA

Bombeiros salvam arara-canindé ferida em quintal de casa em Campo Verde

Ave debilitada é resgatada ao amanhecer e levada para cuidados veterinários

Da Redação



ARARA CANINDÉ.jpeg

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) efetuou, nesta quarta-feira (26.11), o resgate de uma arara-canindé que caiu no quintal de uma residência localizada na região central de Campo Verde (a 139 km de Cuiabá). 

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 5h48, via 193, e seguiu para o endereço informado.

No local, os bombeiros constataram que a ave havia caído no quintal e entre os animais domésticos, assustada. A arara apresentava sinais de debilitação, possivelmente devido a lesão ou fratura na asa, o que impedia seu voo.

A equipe da 11ª CIBM realizou a captura da arara com o uso de luvas de proteção, com extrema cautela, evitando qualquer agravamento do ferimento. Após a contenção segura, a ave foi alojada em uma caixa apropriada, minimizando o estresse do animal, e garantido sua integridade física. 

Em seguida, os militares se deslocaram até uma clínica veterinária,  onde a ave foi entregue para receber avaliação especializada e os cuidados necessários.

A arara-canindé é uma espécie emblemática do cerrado brasileiro e uma das representantes mais conhecidas do grupo das araras, também chamada de arara-de-barriga-amarela, arara-amarela ou arara-azul-e-amarela.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal de forma indevida.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT