Da Redação
A Bronca Popular
O vereador de Tangará da Serra, Maurício Escobar (PL), consolidou-se como uma das principais vozes do bolsonarismo raiz em Mato Grosso ao discursar, no dia 18 de novembro, no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.
Conservador, cristão e próximo do deputado federal Eduardo Bolsonaro, Escobar é reconhecido por sua ampla atuação nas redes sociais e influência em todo o estado.
Durante seu discurso, Escobar defendeu anistia ampla, geral e irrestrita para patriotas presos por determinação do ministro Alexandre de Moraes, citando de forma emblemática o caso da professora Maria do Carmo da Silva.
A educadora, que enfrenta quadro de depressão, foi presa por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). “Dona Maria do Carmo retrata em seu drama a situação de injustiça pela qual todos passam à míngua. Precisamos acabar com essa injustiça, e a anistia é a resposta que a sociedade espera dos deputados e senadores”, afirmou Escobar.
Com a prisão preventiva do presidente Jair Bolsonaro, ocorrida em 22 de novembro, Escobar endureceu seu posicionamento, cobrando dos parlamentares eleitos na onda bolsonarista atuação firme para aprovar ou pressionar o Congresso a conceder anistia aos condenados do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente.
A movimentação política de Escobar reforça sua projeção estadual.
Cotado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026, ele sinaliza que seu nome estará à disposição caso seja da vontade de Deus. Militantes e apoiadores enxergam no parlamentar um representante fiel das pautas conservadoras e da defesa das liberdades individuais frente às decisões do STF.
Sua presença no plenário, a defesa pública de anistia e a articulação junto a figuras de peso do bolsonarismo demonstram a estratégia de consolidar influência política e eleitoral, enquanto fortalece seu papel como interlocutor direto das pautas conservadoras em Mato Grosso.










