Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021, 08:39 - A | A

18 de Fevereiro de 2021, 08h:39 - A | A

POLÍCIA / MEIO AMBIENTE

Polícia Militar Ambiental desarticula garimpo irregular no Norte de MT, prende infratores e apreende armas de fogo

Os infratores foram multados em mais de R$ 1 milhão

Edésio Adorno
Tangará da Serra



garimpo ilegal.jpeg

 

Durante reunião com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, em agosto do ano passado, o governador Mauro Mendes (DEM) alertou que o Estado continuaria firme na política de “Tolerância Zero” aos crimes ambientais em Mato Grosso.  

Quem não acreditou na advertência do chefe do executivo e insistiu na prática de crimes contra o meio ambiente se deu mal e vai pagar caro pela desobediência a legislação.  

garimpo ilegal 1.jpeg

 

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), intensificou ações de fiscalização e de repressão aos crimes contra o meio ambiente.  

Na última terça-feira (16/02), equipes do BPMPA, com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e da Marinha do Brasil, deflagaram ações de fiscalização contra garimpo irregulares no rio Peixoto e na região da Gleba União do Norte.

garimpo ilegal 3.JPG

 

Durante o patrulhamento fluvial, os militares flagraram atividade garimpeira irregular.  

Os garimpeiros faziam a extração do minério de ouro por meio de uma balsa instalada no leito do rio.

O equipamento foi apreendido, retirado do curso D'água.  

Já na Gleba União, os agentes localizaram dois garimpos irregulares em terra firme. Maquinários e armamentos encontrados em posse dos garimpeiros foram apreendidos. Durante a operação, nove infratores foram detidos e conduzidos a Delegacia de Polícia Judiciária Civil para prestar esclarecimentos e responder pelos crimes ambientais praticados contra o meio ambiente.  

Garimpo ilegal 4.JPG

 

O farto material apreendido durante a ação integrada compreende 03 Retroescavadeiras, 01 trator de esteira, 01 Balsa de Garimpo, 02 Pistolas calibre 380, 01 espingarda calibre 20, 01 revólver calibre 38, 03 motores estacionários (draga). Um motor estacionário precisou ser destruído devido a impossibilidade de sua remoção. Os infratores foram autuados com multa no valor de R$ 1.152.131 reais.

garimpo ilegal 2.jpeg

 

   

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT