Da Redação
A Bronca Popular

O empresário e ex-senador Cidinho Santos celebrou publicamente a autorização do governador Mauro Mendes para a criação de uma zona de livre comércio em Cáceres — a chamada free shop —, que permitirá a venda de produtos importados isentos de impostos.
A medida representa um marco estratégico para o desenvolvimento econômico da região Oeste de Mato Grosso, especialmente da cidade conhecida como “Princesinha do Pantanal”.
Em suas redes sociais, Cidinho destacou que a inclusão de Cáceres na “Lei do Free Shop” foi resultado de uma longa jornada iniciada ainda em 2012, quando atuava no Senado Federal. “Minha alegria teve um motivo especial. A inclusão de Cáceres na Lei foi um trabalho meu quando no Senado”, escreveu.
A proposta exigiu articulações com a Casa Civil, Ministério da Fazenda e Ministério da Integração Nacional.
Em 2014, o ex-senador instalou uma Frente Parlamentar Mista para acelerar a regulamentação da lei que autoriza a instalação de lojas francas nas chamadas “cidades gêmeas” — municípios brasileiros fronteiriços com cidades estrangeiras.
Para viabilizar o projeto, Cidinho encomendou um estudo técnico que reconheceu Cáceres como cidade gêmea de San Matías, na Bolívia. O reconhecimento oficial veio em 2019, por meio de portaria do Governo Federal. Com isso, Cáceres passou a ter o direito de abrigar um free shop.

“A instalação do free shop será um divisor de águas para a região. Vai gerar renda, atrair investimentos, fomentar o comércio e transformar Cáceres em um polo de compras do estado”, afirmou Cidinho. Ele também parabenizou o governo estadual por dar andamento ao projeto e garantir sua implementação.
As fotos que acompanham a publicação mostram uma das reuniões realizadas em 2012 no Ministério da Integração Nacional, com o então ministro Fernando Bezerra Coelho, que deu parecer favorável ao pleito liderado por Cidinho.