EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
A atuação firme dos vereadores (Wilson Verta, Claudinho Frare e Vagner Constantino), da imprensa, Ministério Público Estadual, do deputado Dr. João e da população, em defesa da colocação imediata em funcionamento dos leitos de UTI covid-19 do Hospital Municipal de Tangará da Serra teve um desfecho satisfatório – apesar da demora.
O prefeito Fábio Junqueira (MDB) divulgou, no início da noite de ontem (12), um vídeo no Facebook para anunciar a contratação de uma fundação vinculada ao Centro Universitário de Várzea Grade (Univag) para o fornecimento de médicos, maqueiros, técnicos de enfermagem, enfermeiros, entre outros profissionais, para garantir o funcionamento dos leitos de UTI covid-19.
No vídeo, Junqueira salienta que uma equipe da Secretaria Estadual de Saude (SES) visitou as instalações do Hospital Municipal e inspecionou os leitos de UTI, que estariam aptos a entrar em funcionando, faltando apenas a equipe técnica.
Para superar essa questão, o prefeito afirmou que na impossibilidade de usar profissionais do quadro efetivo e impedido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sob pena de extrapolar o limite prudencial de fastos com a folha de pagamento, a alternativa foi a contratação de uma empresa privada para fornecer serviços médicos.
O prefeito pondera, ainda no vídeo, que o Governo do Estado, por meio da SES, vai liberar recursos financeiros para ajudar na manutenção dos leitos de UTI. Uma parceria Estado/Município fundamental para garantir assistência médica a população tangaraense, principalmente nesse momento de grande preocupação causada pela pandemia do novo coronavírus. Enfim, uma notícia boa para todos.
Assista o vídeo de Junqueira: