Da Redação
Com assessoria ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou nesta segunda-feira (14/8) o resultado do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2023 das concessões de rodovias federais.
A edição deste ano avaliou 19 empresas, revelando um nome que se sobressaiu com notável mérito: a concessionária Nova Rota do Oeste.
A conquista da primeira posição no IDA 2023 é ainda mais significativa para Mato Grosso, pois a concessionária Nova Rota do Oeste é agora controlada pelo Governo de Mato Grosso, através do MT Par, desde maio de 2023.
Este feito não apenas reforça o compromisso do estado com a preservação ambiental, mas também eleva sua imagem no cenário internacional.
A Nova Rota do Oeste superou importantes concorrentes do sul e sudoeste do país em quesitos de preservação ambiental.
A conquista do 1º lugar no IDA 2023 é um testemunho claro do empenho de Mato Grosso na defesa do meio ambiente e valida a decisão acertada do governador Mauro Mendes ao nomear o empresário e ex-senador Cidinho Santos para presidir o Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste.
Critérios abrangentes e alinhados com a sustentabilidade
O IDA, desenvolvido pela ANTT, é um instrumento que avalia e estimula o compromisso das concessionárias com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
A adesão ao processo de avaliação é voluntária e demonstra o desejo das empresas de aprimorar suas práticas ambientais.
O formulário de avaliação considera 13 indicadores, desde política ambiental institucional até infraestrutura resiliente, e converte os resultados em um índice de desempenho.
O IDA não apenas incentiva a adoção de boas práticas ambientais, mas também se alinha de maneira significativa aos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança), destacando o compromisso da ANTT com questões ambientais, sociais e de governança.
A conquista da Nova Rota do Oeste no IDA 2023 não é apenas um marco, mas um lembrete de que o compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é uma estrada que vale a pena percorrer.
"Os resultados alcançados reafirmam que quando a conscientização ambiental encontra ação prática, todos saem ganhando – da comunidade local ao cenário global", declarou Cidinho Santos
Confira aqui o resultado do IDA 2023.