Da Redação
Recado para as mais de 400 famílias do assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso
No início do mês, uma decisão da Justiça Federal em Sinop extinguiu o processo de desapropriação da área onde está localizado o assentamento.
O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) esteve em Brasília (DF) nesta segunda-feira (14) e conversou pessoalmente com o Secretário Especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia que garantiu que o Governo de Jair Bolsonaro fará tudo para que os direitos dessas famílias sejam preservados, assim como assegurou que elas vão permanecer assentadas.
Entenda
O clima de intranquilidade no assentamento se deve a uma decisão judicial que extinguiu o processo de desapropriação da área onde está localizado o assentamento Jonas Pinheiro, foi realizada na manhã desta sexta-feira (11.06) uma reunião na prefeitura de Sorriso com representantes do Poder Legislativo de Sorriso e de Vera para ser criada uma comissão de defesa dos parceleiros do Assentamento Jonas Pinheiro. Cerca de 400 famílias assentadas estão há mais de 20 anos tentando regularizar seus lotes.
A sentença foi proferida pela justiça Federal de Sinop no dia 04 de junho e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA tem 15 dias para se manifestar e provar a existência da área desapropriada. Esse processo foi julgado sem mérito por falta de materialização da área.
O deputado Gilberto Cattani está empenhado em reverter a situação e garantir o direito de propriedade as famílias que ocupam de forma legal o assentamento há mais de 20 anos. Ele esteve em Brasilia e em conversa com Garcia acredita que os produtores não serão prejudicados.