Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 01 de Abril de 2020, 10:36 - A | A

Quarta-feira, 01 de Abril de 2020, 10h:36 - A | A

TANGARÁ DA SERRA

Enfermeira alerta que tratamentos foram suspensos por causa do covid-19 e pacientes podem morrer

Da Redação

A enfermeira chefe da enfermagem do Hospital Municipal de Tangará da Serra, Rita de Cassia Alves Pessoa Bento, fez um alerta preocupante em sua página no Facebook, na manhã desta quarta-feira.

Segundo ela escreveu, muitos pacientes estariam sofrendo por causa de outras doenças, cujo tratamento teriam sido suspenso por causa da pandemia do coronavírus. Cassia recomenda que a gestão da saúde municipal precisa considerar esse fator. “Caso contrário, pacientes podem morrer por falta de tratamento”.  

Leia, na íntegra, o artigo da enfermeira Rita de Cassia  

Trabalho há 20 anos na área da saúde, especificamente na linha de frente como enfermeira junto com os profissionais de enfermagem. Estamos diante do maior enfrentamento que é a pandemia do Coronavírus, o maior desafio da minha vida profissional considerando o risco iminente ao profissional da saúde, alta transmissibilidade do vírus, pavor que está causando na sociedade e necessidade de tratamento intensivo quando há complicações.

Vivi outra pandemia de H1n1 bem menos impactante e vivi também uma epidemia de dengue que até então teria sido o maior desafio da minha vida profissional, relacionado a criação imediata do dobro de leitos, consultórios de campanha e ajuda do exército.

Para tanto gostaria de relatar que o Brasil todo continua com seus outros milhões de pacientes com outras doenças, assim como em Mato Grosso e Tangará da Serra, pacientes nas filas dos prontos socorros de referência nas capitais aguardando por uma cirurgia de urgência e emergência que se não realizada vão morrer, e hoje não são PRIORIDADES. 

Os infartos, AVE (DERRAME) continuam acontecendo e pior matando, doenças do sistema renal, outras doenças do sistema respiratório e metabólicas, a Aids, sim elas ainda existem, são muito graves, apesar de alguns profissionais acreditarem que o milagre do Coronavírus eliminou todas essas doenças. T

odos sabem o desespero e impacto de ter Câncer ou ter alguém da família com essa maldita doença tão letal, pasmem as primeiras consultas oncológicas, aquela que o paciente faz logo que descobre que tem a doença estão suspensas no Mato Grosso, os pacientes vão ter que esperar a pandemia achatar sua curva para poderem ser atendidos e só então terão chance de começar a tratar essa doença. QUANTOS NÃO VAO TER TEMPO?

Vejo com entusiasmo a disponibilidade de alguns profissionais, para tanto alguns me causam espanto pois sempre ficou no seu mundinho, nunca podíamos contar e de repente estão tentando tornar-se um super herói, todos por um, um por todos, NO MINIMO ESTRANHO PENSEM COMIGO.

Não quero em nenhum momento falar que a pandemia do Coronavírus não é uma situação grave, quero alertar quanto a existência, gravidade e letalidade de outras doenças.

Não quero enquanto profissional ouvir o que estou ouvindo há dias quando trato de outro paciente que não é respiratório com alguns profissionais e ouço que esse não é PRIORIDADE, vc sabe que no momento a PRIORIDADE são outros pacientes e outros setores.

Será que os pacientes que não são PRIORIDADES sobreviverão a tudo isso, muito difícil.

Espero também que depois que tudo isso passar, essa mobilização Inter profissional e interssetorial continue e a saúde da população continue sendo vista com PRIORIDADE e mecanismos de enfrentamento sejam tão ágeis como estão sendo agora. É isso que precisamos. Obrigada!

Comente esta notícia

Marina 03/04/2020

Concordo plenamente, com tudo que está acontecendo a impressão que tenho é que não se pode morrer por causa do Coronavírus, mas por outros motivos pode.

positivo
0
negativo
0

Bruna 02/04/2020

Arrasou

positivo
0
negativo
0

Clecia Pereira da Silva 01/04/2020

Falou tudo Rita

positivo
0
negativo
0

3 comentários

1 de 1

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT