Edésio Adorno
Tangará da Serra
O ex-secretário de Agricultura do prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB), Ander Santos, que é membro ativo do PT de Lula, reagiu com indignação a uma matéria postada neste site, na manhã desta quinta-feira, com o título: “PT não define apoio a candidato a prefeito; Ander Santos deve seguir com Wesley do Samae”.
O “deve” aí foi empregado por dedução logica. Partiu-se da premissa de que Ander Santos, por ter ocupado cargo no primeiro escalão da prefeitura, com salário acima de R$ 9 mil, por quase quatro anos, o que daria um faturamento próximo de R$ 500 mil de reais, seguiria a orientação política de Junqueira e, por uma questão de lealdade, apoiaria Wesley Lopes para prefeito.
Ander classificou a opinião do site como sendo fake news e faltou com o dever de lealdade intelectual, quando afirmou, em nota enviada à redação:
“Segundo o editor do site, nós membros do PT estaríamos direcionando nosso apoio político ao Pré-Candidato a Prefeito Wesley Torres, o que não é verdade. Todavia, foi deliberado durante a Convenção Partidária que o PT, lançaria uma chapa única e pura para o cargo de vereador, sem direcionar apoio a nenhum Pré-candidato as eleições majoritárias”.
Na matéria opinativa não foi dito, afirmado ou ao menos insinuado que “os membros do PT” estariam direcionando apoio político ao candidato Wesley Lopes Torres.
Pelo visto, Ander do PT não leu a matéria; se leu, não soube interpretar. Se leu, soube interpretar, então perdeu a singularidade e se tornou uma chusma de petistas. (Chusma é coletivo de gente, de pessoas).
A matéria questionada pelo candidato a vereador Ander Santos destaca em termos populares e de fácil compreensão que “em convenção, os petistas decidiram que não vão apoiar oficialmente nenhum dos postulantes à prefeitura. A estratégia é tentar ocupar espaço no legislativo. Uma reduzida chapa com 9 candidatos foi lançada. Atingir o quociente eleitoral é o grande desafio dos ‘companheiros’.”
Acrescenta a publicação, que “apesar da neutralidade anunciada com relação a candidatos a prefeito, é provável que boa parte do partido siga Ander Santos e faça campanha para Wesley Lopes Torres”.
Ander foi além do escrito, recorreu a um interpretação extensiva e asseverou: “segundo o editor do site, nós membros do PT estaríamos direcionando nosso apoio político ao Pré-Candidato a Prefeito Wesley Torres”.
Em sua nervosa reação, Ander frisou que nunca procurou e nunca teve contato com o site. Isso é verdade, como também é verdade que o site nunca procurou e jamais fez entrevista com o petista, exceto uma única crítica ao longo de quatro anos. O motivo do desinteresse jornalístico é de obviedade ululante.
A secretaria de Agricultura, dado seu custo para o contribuinte e baixíssima produtividade, já deveria ter sido extinta, incorporada a outra pasta ou otimizada para atender de forma eficiente e qualificada a agricultura familiar.
Leia, na íntegra a nota / direito de resposta de Ander Santos:
NOTA OFICIAL - Eu, Ander Santos pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, venho a público esclarecer os fatos sob a matéria veiculada pelo site A BRONCA POPULAR e suas respectivas redes sociais, nas quais foram disseminadas informações falsas, muito conhecidas ultimamente como “FAKE NEWS” em relação ao PARTIDO DOS TRABALHADORES e seus pré-candidatos ao Cargo de Vereador.
Segundo o editor do site, nós membros do PT estaríamos direcionando nosso apoio político ao Pré-Candidato a Prefeito Wesley Torres, o que não é verdade. Todavia, foi deliberado durante a Convenção Partidária que o PT, lançaria uma chapa única e pura para o cargo de vereador, sem direcionar apoio a nenhum Pré-candidato as eleições majoritárias.
Ademais, eu nunca mantive contato com nenhum repórter ou interlocutor do site A Bronca Popular, que defina qualquer matéria vinculada ao meu nome, a minha trajetória ou a minha vida particular e pública, como fraudulenta e capciosa, cujo o único objetivo é embaraçar e iludir o eleitor tangaraense em sua teia de invenções. Tenho minha vida pautada no compromisso com a justiça a e verdade dos fatos, não deixarei que meu nome seja utilizado para artimanhas eleitoreiras.
Devo ressaltar que ao longo da minha vida pública no município de Tangará da Serra, construí laços de amizade e respeito mútuo com Wesley Torres e sua família, da mesma forma que também possuo vínculo de amizade com outros candidatos de outras siglas, aos quais externo minha profunda admiração e respeito, antes, durante e após o pleito eleitoral.
Diante do exposto, venho por meio desta notificação exigir o cumprimento de direito de resposta e a retratação sobre a matéria que não condiz com a verdade. Em caso de inércia ou recusa por parte do Representante do referido Site, diante desta Notificação, a Assessoria Jurídica do Pré-candidato Ander Santos, tomará todas a medidas legais cabíveis ao caso em tela.