Da Redação
A Bronca Popular
Uma reunião na Câmara de Vereadores de Juína, realizada no dia 08 de setembro de 2022, reuniu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores e membros do Instituto São Lucas, vencedor da licitação para gerenciar o Hospital Municipal Dr. Hideo Sakuno.
Na ocasião, a Secretária de Saúde, Marcela Américo Ortolan, afirmou que o Instituto São Lucas passaria a gerenciar o hospital para acelerar a fila de espera por cirurgias, que estariam atrasadas desde 2011.
O vereador Zulmar Curzel comemorou a contratação do Instituto São Lucas, uma empresa privada que se autodenomina (OSS) Organização Social.
Maria das Graças, representante do Instituto São Lucas, também festejou por razões óbvias a chegada da equipe em Juína.
Retrato do abandono
O estado de abandono do prédio contrasta com as promessas anteriores do prefeito Paulo Veronese de melhorar a qualidade dos serviços de saúde na região.
Fotos impactantes enviadas por um paciente, que preferiu permanecer anônimo, evidenciam a situação precária da unidade hospitalar.
As imagens revelaram trincas nas paredes, emendas no emboço sem pintura, instalações elétricas improvisadas, camas deterioradas, sujeira generalizada e sinais de mofo nas paredes e teto, indicando risco iminente de desabamento.
O paciente anônimo expressou indignação e preocupação com o ambiente insalubre do hospital, apontando o risco real de contaminação.
"Nesse ambiente insalubre o risco de contaminação é real, quase uma certeza. Se isso aqui estivesse acontecendo em um hospital particular, com certeza a Vigilância Sanitária já teria interditado, mas como é da prefeitura, ninguém faz nada", reclamou a fonte do site.
O outro lado
A Bronca Popular entrou em contato com a secretaria de Saúde, mas foi informada que a titular da pasta estava em reunião e não poderia atender a reportagem. O espaço segue aberto para esclarecimentos sobre o caso.