Da Redação
A Bronca Popular
Em um anúncio que sacudiu os bastidores políticos, o governador Mauro Mendes revelou nesta quinta-feira (15) através das redes sociais que Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), será o pré-candidato oficial do União Brasil para concorrer à prefeitura de Cuiabá neste ano.
Esse movimento estratégico de Mendes, que vem sendo cuidadosamente tramado nos últimos meses, foi fundamentado em sua busca por consolidar alianças e fortalecer a base do partido no Estado. Em sua publicação, Mendes explicou as razões que o levaram a essa decisão crucial para o futuro político da capital mato-grossense.
"Após consultas a diversas lideranças do União Brasil e outros parceiros políticos, decidimos que o deputado estadual Eduardo Botelho será o candidato do partido nas Eleições de 2024 em Cuiabá", afirmou Mendes.
Botelho, que estava envolvido em uma disputa interna dentro do partido com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para garantir a indicação, recebeu elogios do governador, mesmo não sendo sua escolha final. Garcia permanecerá como chefe da Casa Civil do Governo.
"O deputado federal Fábio Garcia é jovem, talentoso e representa uma das mais expressivas lideranças do nosso Estado. Continuará, em definitivo, no comando da Casa Civil do Governo, onde poderá continuar contribuindo com Mato Grosso e Cuiabá", acrescentou.
Mendes enfatizou a urgência de unir esforços para enfrentar os desafios que a cidade enfrenta sob a administração do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), com dívidas astronômicas de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.
Segundo o governador, Botelho possui o perfil técnico necessário para resgatar a capital do caos em que se encontra.
"Botelho se comprometeu a liderar uma gestão com perfil técnico, semelhante ao que implementamos no Governo de Mato Grosso, reconhecendo que esse é o único caminho para resgatar nossa capital do caos em que se encontra: atolada em dívidas, envolvida em escândalos de corrupção, ruas cheias de buracos e serviços públicos de péssima qualidade para a população".
O presidente da Assembleia Legislativa estadual já desponta nas pesquisas eleitorais à frente de nomes como Abílio Brunini (PL), Lúdio Cabral do PT e até mesmo de seu colega de partido Fábio Garcia. A expectativa é que a disputa eleitoral em Cuiabá neste ano seja acirrada, refletindo a polarização política que persiste desde as eleições de 2022.