Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

POLÍTICA Domingo, 17 de Maio de 2020, 09:39 - A | A

Domingo, 17 de Maio de 2020, 09h:39 - A | A

Pandemia Barra do Garças

Números da covid-19 estariam sendo mascarados para evitar alarde da população

EDÉSIO ADORNO
Cuiabá

Um profissional da área de saúde pública de Barra do Garças entrou em contato com o site para, segundo suas palavras, relatar que o número de infectados pela covid-19 estaria sendo mascarado para não gerar pânico na população.  

Sob a condição de anonimato, por temer represálias, o servidor denuncia que os profissionais que estão na linha de frente do combate a pandemia do coronavírus não tem a menor condição de trabalho.  

“Faltam equipamentos de proteção individual (EPIs) para médicos, técnicos e enfermeiros. O sistema, que era precário bem antes da pandemia, está completamente saturado, colapsado, sem as mínimas condições de atender à crescente demanda por leitos de UTI e respiradores”, afirmou  

Ainda de acordo com o trabalhador da saúde, a informação de que existem apenas 53 casos confirmados seria balela. Ele acrescenta que a subnotificação é um fato inquestionável.

“Pelo volume de pessoas que procuram o serviço de saúde e com base em informações reservadas que circulam no Pronto Socorro, o número infectadas pela covid-19 é seguramente superior a 300 pessoas”.  

Acrescenta a fonte que “Beto Farias controla com mão de ferro as informações e não permite que nada seja repassado a sociedade sem antes passar pelo crivo pessoal dele. A Clênia Monteiro (secretária de Saúde) é uma pessoa bem intencionada, mas não tem nenhuma autonomia sobre a pasta da saúde; ela é quase uma peça figurante. Não decide nada, tudo é o Beto que ordena ou autoriza fazer”, conclui.  

Laboratório Arnulfo

Em novembro de 2019, o Ministério Público do Estado (MPE/MT) instaurou um inquérito civil nº 64/2019 para apurar irregularidade no laboratório de análises clinica municipal da Secretaria de Saúde de Barra do Garças. Na época, o promotor de Justiça destacou na portaria que já havia recebido inúmeras representações relacionadas a deficiências no funcionamento do laboratório municipal Dr. Arnulfo Cunha Coutinho.  

“A prestação do serviço público de saúde, no âmbito da referida unidade laboratorial, não se mostra adequada e eficaz, em evidente contraste às normas constitucionais que refletem o direito à vida e à saúde”.  

A secretária de Saúde, Clênia Monteiro Silva Ibrahim, foi intimada para prestar esclarecimentos sobre o descaso para com o laboratório de análises clinicas Arnulfo Cunha Coutinho e informar quais providencias estariam sendo tomadas para garantir o pleno funcionamento daquela unidade de grande importância para a sociedade.  

Comente esta notícia

Wesley 17/05/2020

Pilantra isso mesmo seu babaca. Vc e um pilantra colocando o nosso povo com medo. Plantando mentiras com notícias falsas. Cria vergonha seu parasita safado. Essas noticias são falsas. Se não tem capacidade de trabalhar com verdades, não crie mentiras seu otário

positivo
0
negativo
0

ANDERSON ANTONIO Silva de souza 17/05/2020

Vamos optar pelo fechamento total do comércio em geral com toque de recolher aí sim tenhamos alguma chance

positivo
0
negativo
0

Rhossana Costa 17/05/2020

Precisa avisar a população sim. Nos temos direitos de saber e precisa usar o kit com a cloroquina de acordo com o peso da pessoa. Com responsabilidade que vai dar tudo certo. Precisamos dar um jeito de diminuir esse pico dessa enfermidade que assola nossa cidade.

positivo
0
negativo
0

Daniel Alves 17/05/2020

Acredito nisso mesmo. Estão mascarando as informações.

positivo
0
negativo
0

Andreia de Menezes 17/05/2020

Gente vamos usar cloroquina porq me parece oq tem mais resultados e curar o povo o prefeito tem que pedir para a saúde pública e curar a população.

positivo
0
negativo
0

Valdecy Góis Siqueira 17/05/2020

Não acredito no comentário do funcionário da saúde, quanto a quantidade de pessoas com coronavirus. Primeiro tem que ter o resultado do exame, pra saber se está ou não com covid 19. Não vou dizer que estou correto 100%, mas é minha maneira de vê as coisas como elas são.

positivo
0
negativo
0

6 comentários

1 de 1

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT