Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 14:38 - A | A

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020, 14h:38 - A | A

CRIME ELEITORAL

Pesquisa com grave indicio de fraude favorece prefeito de Brasnorte

Edésio Adorno
Tangará da Serra

Pesquisa de tendência de voto realizada pela Franco & Rodrigues Comunicação Social e Empreendimentos aponta que o prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler (PSD), que busca à reeleição, lidera as intenções de voto com 41,8%. Em segundo lugar aparece o empresário Edelo Marcelo Ferrari (DEM) com 32,2%.  

A pesquisa foi contratada por uma emissora comunitária - Rádio Amazônia FM da Associação de Amigos e Moradores de Brasnorte – pelo preço de R$ 3.500,00. O estatístico responsável pela pesquisa, Augusto Silva Rocha (CONRE7655), é um expert em fraudar pesquisas eleitorais pelo Brasil afora. Ele próprio já confessou suas presepadas a revista Época, do grupo Globo de Comunicação.

Leia mais: Candidato a vereador do PSC de Brasnorte usa rádio comunitária para contratar pesquisa eleitoral

Caso de polícia  

O que chama a atenção, pela clareza nos indícios de fraude, é a margem de erro da pesquisa realizada pela Franco & Rodrigues Comunicação Social. Ora, quanto menor o universo consultado, maior é a margem de erro.  

O colégio eleitoral de Brasnorte é formado por algo em torno de 11.480 eleitores. Foram entrevistadas 260 pessoas. Para qualquer estatístico do Brasil ou do mundo, a margem de erro dessa pesquisa é de 6%.

Nunca, jamais de 2,83%, conforme foi divulgado.

Diminuir a margem de erro sem aumentar o número de entrevistados é forte indicio de fraude  

Segundo a pesquisa, Mauro Rui tem 41,8%. Considerando a margem de erro de 6%, ele pode ter entre 35,8% a 47,8%. Edelo Marcelo Ferrari (DEM) que aparece com 32,2%, pode ter entre 26,2% a 38,2%.

Esse simples detalhe imprestabiliza a pesquisa e a torna sem valor algum. Além, é claro de evidenciar dolo, fraude e o proposito claro de manipular a opinião pública. É caso de polícia!  

A auditagem dos questionários pode revelar coisas ainda mais estapafúrdias. Pode também instruir inquérito da Policia Federal e servir de base para eventual ação do Ministério Público Eleitoral. O caso é grave e não pode ficar impune.

Comente esta notícia

Eloir petry 07/10/2020

jogo sujo é fácil de faser tá com a máquina pública nas mãos teria que abrir um inquérito pra investigar esse prefeito sujo

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT