EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, que é presidente do MDB de Tangará da Serra e pré-candidato a prefeito, postou, na manhã deste domingo, em um grupo de Whatsapp, uma mensagem provocativa e altamente reveladora de sua concepção sobre políticas compensatórias.
Para pontuar sua desaprovação ao trabalho solidário desenvolvido pelo coordenador do projeto social “Abençoando Vidas”, Davi Oliveira, Wesley buscou no site O Pensador a última lição do decálogo de Abraham Lincoln, que diz: “você não pode ajudar aos homens permanentemente, realizando por eles o que eles podem e devem fazer por si mesmo”.
Veja que na oração verbal de Lincoln o adverbio permanentemente indica que a ajuda do poder público ao homem não deve se estender indefinidamente ao longo do tempo. Ajudar o homem a superar momentos de delicadeza financeira e prepara-lo para prover a própria subsistência é a recomendação do grande Estadista norte-americano.
Além de descontextualizar a frase do democrata, liberal e antiescravagista do século XIX, Torres emendou sua indireta a Davi Oliveira com um texto bíblico extraído do livro de Gálatas (Cap. 6, v 5), que diz: “pois cada um deverá levar sua própria carga”.
A Bronca Popular/Facebook
Davi Oliveira lidera mais uma ação social de construção. Lidera voluntários no mutirão de construção de uma casa para uma família carente da cidade.
Buscar em uma mensagem que o Apostolo Paulo escreveu aos cristãos e gentios da Galacia, uma antiga província Romana na Ásia Maior (atual Turquia), para fundamentar uma convicção de desprezo aos pobres com o propósito de embalar um projeto político é, antes de tudo, uma eloquente demonstração de ignorância teológica. No livro aos Gálatas, Paulo defende sua própria autoridade frente à Igreja, combate as heresias, cobra unificação das Igrejas e exige respeito aos ensinamentos de Cristo.
No Capitulo 5:14, o Apostolo Paulo externa a essência do cristianismo, quando diz que “toda a Lei se resume num só mandamento: ame o seu próximo como a si mesmo”.
Wesley não deve ler as lições contidas nas Epístolas dos Apóstolos com a mesma frequência com que alimenta seu intelecto com as frases de autoajuda do site O Pensador.
Se Torres não conhece, vai conhecer, agora, mais duas frases lapidares de Lincoln. “Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião”. E a mais interessante de todas: “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar”.
Se o pré-candidato candidato a prefeito Wesley Lopes Torres não tem interesse em ajudar o próximo por meio do projeto “Abençoando Vidas” ou de qualquer outra entidade filantrópica, siga, então, a recomendação de Abraham Lincoln e se cale para sempre.
Por fim, a direita defende o liberalismo econômico casado com políticas compensatórias. Enquanto o governo municipal ignora essa premissa, a solidariedade de pessoas, de clubes de serviços e de grupos de ação social se esforçam para oferecer o mínimo de atenção e de calor humano aos mais necessitados da sociedade. Desenvolver esse tipo de ação é seguir a Lei maior de Cristo: “ame o seu próximo como a si mesmo”