EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
Foto: Recorte/Facebook
A pandemia global causada pelo coronavírus ampliou o debate político ideológico no Brasil. Medidas de prevenção recomendas por organismos internacionais, como a OMS e pelo Ministério da Saúde, estão sendo olimpicamente questionadas pelo setor ogro do bolsonarismo.
O próprio presidente Jair Bolsonaro defende abertamente o fim das medidas de isolamento residencial, distanciamento social e restrição ao funcionamento do comércio determinadas por governadores e prefeitos. Bolsonaro se refere ao convid-19 como sendo causador apenas de uma gripezinha, o que, segundo ele, não justificaria o fechamento do comércio. “Empresas vão falir e o desemprego vai matar muito mais gente de fome”, argumenta
Em Tangará da Serra, a bolsonarista Irene Lopes, que já se declarou pré-candidata a vereadora, se tornou uma entusiasta defensora da reabertura do comércio. Nas redes sociais, Lopes minimiza os riscos de propagação do covid-19 e defende o retorno as aulas e isolamento apenas para o grupo de risco, que seria formado por idosos e pessoas portadoras de doenças preexistentes.
Para sustentar sua posição, que é a bandeira de Bolsonaro, Irene Lopes dissemina massivamente fake news nas redes sociais. A mais recente, nunca a última, chega a ser escandalosa. Ela capturou um vídeo desses malucos que gravitam nas redes sociais e postou em sua página no Facebook e replicou em dezenas de grupos de Whatsapp como se fosse uma mensagem do diretor-presidente do Atacadão S/A. Uma farsa grotesca.
José Roberto Meister Müssnich é o homem que fala pelo Atacadão e ele jamais falaria alguma besteira. O suposto empresário que Irene mostra no vídeo não tem nome e a marca de sua suposta empresa é desconhecida. O bruto anuncia a demissão de 60% dos funcionários de sua empresa tão falsa quanto a própria fala. Irene não se emenda.
Alertada quanto a autencidade do vídeo, Lopes editou a postagem, excluiu o nome do Atacadão, mas manteve a publicação em sua página no Facebook. O print comprova a tentativa de manipular, assustar e fraudar a opinião pública. O site entrou em contato com a assessoria de imprensa do Atacadão e aguarda resposta.
Veja o vídeo compartilha pela pré-candidata a vereadora: