Da Redação
A Bronca Popular
Após o fechamento do Hospital Regional de Barra do Bugres, a população enfrentou verdadeiro perrengue na área da saúde. Mulheres em trabalho de parto precisavam buscar assistência médica especializada em hospitais de municípios vizinhos. A situação causava desconforto, insatisfação e, porque não dizer, muita revolta.
A prefeita Azenilda Pereira, desde o primeiro momento que assumiu a prefeitura, em substituição ao prefeito cassado Divino Henrique, canalizou esforços para melhorar a prestação do serviço de saúde a população. A maternidade sempre fez parte do discurso dos políticos. Era um projeto antigo, porém atolado nas promessas e preso ao papel. Com o apoio político dos deputados da Assembleia Legislativa Paulo Araújo (PP), Janaína Riva (MDB) e do federal Dr Leonardo, o sonho se tornou realidade.
A inauguração da Maternidade Municipal aconteceu, em solenidade bastante concorrida, na última sexta-feira (14). A unidade hospitalar conta com 22 leitos de internação para pré e pós-operatório, 2 salas cirúrgicas e obstetrícia e lactário.
A unidade é integrada para parto humanizado com banheira para parto na água.
Dispõe de equipe profissional com médico ginecologista, obstetrícia, anestesista, pediatra, fisioterapeuta e uma dola para parto normal. A estrutura é de unidade particular – toda climatizada, desde o consultório médico, recepção e os leitos.
A maternidade foi pensada e construída para atender todas as mãe e seu bebês com absoluto conforto e segurança.
A Maternidade Municipal será gerida pelo instituído Maria Schmitt (Imas) de Santa Catarina e Famvag S/A Medicina, que já disponibilizaram equipe médica e multiprofissional para assegurar atendimento de ponta a população de Barra do Bugres.
A inauguração
Durante a solenidade de inauguração uma criança nasceu, o nome do menino é Enzo
Participaram da inauguração da unidade hospitalar o deputado federal Dr Leonardo, o deputado estadual Paulo Araújo, o vereador da Câmara de Cuiabá Diego Guimarães, que foi eleito deputado estadual, o coronel PM/MT Assis, leito deputado federal, todos os vereadores de Barra do Bugres, os representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretários municipais, 30 profissionais da Imas e equipe médica e multiprofissional da Famvag.
A prefeita Azenilda agradeceu a colaboração de parlamentares, da Câmara de Vereadores, de seu secretariado e de todos que contribuíram para com a materialização desse sonho antigo da comunidade. Para sua alegre surpresa, quase que simultâneo a sua fala, uma criança nasceu na maternidade. O fato foi comemorado pela mãe da criança e festejado por todos os presentes.
Equipes das secretarias de Saúde de Nova Olímpia, Denise e Santo Afonso fizeram questão de prestigiar o evento. A chefe da UTI Neonatal de Tangará da Serra, enfermeira Direne, também esteve presente. O diretor do Pronto Socorro de Cuiabá, Dr Guilherme Salomão, acompanhou a inauguração para averiguar a nova instalação e buscar melhorias para sua unidade.
A secretaria de Saúde de Barra do Bugres, Naila, que realiza um excelente trabalho a frente da pasta, comemorou a abertura da maternidade. "Investir na saúde das mulheres é algo gratificante. As parturientes agora terão um espaço construído com carinho para oferecer assistência médica de qualidade. Parabenizo a prefeita Azenilda pelo empenho na construção dessa unidade médica", afirmou