Sábado, 12 de Outubro de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 16 de Abril de 2020, 12:49 - A | A

16 de Abril de 2020, 12h:49 - A | A

POLÍTICA / Distanciamento seletivo

Presidente da Audipe do TCE/MT sugere afrouxamento gradual da quarentena em Cuiabá e VG

Relatório sobre covid-19 produzido por técnicos do TCE/MT apresenta conclusão animadora

Da Redação



De acordo com o presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe), Carlos Pereira, o distanciamento social ampliado, em que todas as pessoas são orientadas a permanecer em casa, foi importante, em um primeiro momento.  

Entretanto, com leitos suficientes para atender a população, essa situação pode ser alterada. “Se tudo ocorrer conforme o planejado, a partir do dia 16 de abril será possível uma transição gradual e segura para o distanciamento social seletivo, em que apenas idosos e pessoas com doenças crônicas ficariam nas suas residências, liberando a circulação do restante da população, garantindo o retorno das atividades laborais e a retomada da economia”.

Pereira acrescenta, no entanto, que devem ser tomadas as devidas precauções como utilizar máscaras, evitar aglomerações, lavar as mãos, utilizar álcool em gel, entre outras medidas preventivas.

Servidores elaboram relatório sobre enfrentamento da Covid-19 em Mato Grosso

Servidores da Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente elaboraram o relatório técnico, no âmbito da força tarefa criada pelo Presidente do TCE-MT, para auxiliar gestores de todo Estado e dos Municípios de Mato Grosso no momento de enfrentamento da pandemia ao novo coronavírus (COVID-19).    

O objetivo do trabalho foi retratar a atual realidade do quantitativo de leitos implantados e em implementação de UTI e de enfermaria, assim como respiradores, EPIs e profissionais necessários para o pleno atendimento dos pacientes diagnosticados com a doença respiratória aguda grave (COVID-19), nas Unidades de Saúde do SUS disponíveis em Cuiabá e Várzea Grande.    

Após inspeção in loco em 8 unidades de saúde de referência dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o Grupo de Trabalho do TCE/MT identificou a existência de 32 Leitos de UTI completos com respiradores, além de 132 leitos de enfermaria disponíveis no dia 1º/4/2020 para atender aos usuários do SUS acometidos pela COVID-19.    

O trabalho identificou a necessidade de manutenção de 87 respiradores, além de uma quantidade insuficiente de insumos para respiradores ativos, como filtros e circuitos fechados para aspiração em algumas unidades.  

Para garantir a manutenção destes 87 respiradores, o TCE repassou R$ 500 mil ao Senai para recuperação de respiradores mecânicos sem condições de uso. O trabalho destacou, também, que o Estado de Mato Grosso e o Município de Cuiabá iniciaram obras para instalação de novos leitos de enfermaria e de UTI para atender exclusivamente os pacientes diagnosticados com o COVID-19, com expectativa de ampliação de 132 leitos de UTI e 287 leitos de enfermaria. Se tudo ocorrer da forma prevista, no dia 16 de abril, a maioria dos leitos já estará em pleno funcionamento.  

Desta forma, acredita-se que o levantamento informa à sociedade quanto ao retrato do trabalho preparatório do Estado e dos Municípios de Cuiabá e Várzea Grande, quanto aos leitos de UTI e de enfermaria na atual circunstância e na projeção futura para o enfrentamento da COVID-19, contribuindo para as decisões nas ações governamentais. Com conteúdo da Audipe e assessoria TCE-MT

Comente esta notícia

RICARDO NICOLAU CONRADI 16/04/2020

ACATCHATCHAUA

positivo
0
negativo
0

1 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT